Dicas para iniciar o seu negócio em casa

Se é uma das inúmeras pessoas que optou por criar e investir no seu próprio negócio, certamente sabe que ser o seu próprio chefe acarreta também um grande número de responsabilidades e um cuidadoso planeamento.

Embora ainda possa ter muito para aprender, se o seu negócio tiver o melhor começo possível, o seu esforço vai acabar por valer a pena. A liberdade e flexibilidade que um negócio próprio lhe possibilita, como definir o seu horário de trabalho, a possibilidade de uma maior segurança financeira, assim como a maravilhosa sensação de auto realização são tudo razões mais do que válidas para se aventurar neste mundo tão competitivo e estimulante.

Mas agora que tomou a decisão de iniciar o seu negócio em casa certamente está a questionar-se de como conseguir o melhor começo. Aqui ficam algumas dicas para o ajudar no seu empreendimento:

1 – Crie o seu espaço de trabalho

Não importa se é um quarto pequeno transformado em escritório, uma parte da garagem ou um simples canto da sala de jantar da casa, o importante é que este espaço seja inteiramente dedicado ao seu trabalho, sendo fundamental que esteja separado das restantes actividades normais da habitação. Certifique-se também que este local é silencioso o suficiente para se conseguir concentrar e que não será perturbado durante o seu horário de trabalho.

2 – Não se esqueça das ferramentas de trabalho

Este pormenor pode parecer básico para muitos de nós, mas um importante elemento subjacente ao sucesso do negócio reside no facto de que você tem fácil acesso às ferramentas, materiais e outros recursos que você precisa para levar a cabo as suas funções. Manter tudo perto de si e da sua área de trabalho vai permitir-lhe poupar imenso tempo, sendo por isso considerada como uma excelente estratégia de gestão de tempo.

3 – Defina o seu horário

Outro fator decisivo para iniciar o seu negócio é definir os parâmetros deste em relação ao seu horário de trabalho e disponibilidade para com os seus clientes. Elabore um planeamento cuidado onde avalie todas as possibilidades, vantagens e desvantagens das suas escolhas, assim como as expectativas e necessidades dos seus potenciais clientes.

4 – Determine etapas

Faça uma coisa de cada vez, e por etapas, num ritmo que lhe permita continuar a aprender enquanto o seu negócio se expande e cresce de forma sustentada. É sempre necessário algum tempo para construir um negócio de sucesso, e realmente não vale a pena correr riscos desnecessários desperdiçando tempo, energia e dinheiro. É também importante que continue a aprender e a desenvolver competências pois o seu negócio só depende de si, e irá até ao nível que você conseguir suportar.

5 – Dê-se a conhecer

Uma das maneiras mais rápidas e simples de fazer crescer qualquer negócio em casa é dando-se a conhecer a outras pessoas. Certifique-se que partilha a sua paixão e entusiasmo com os outros em todas as oportunidades que tiver. O objectivo é que cada vez mais pessoas tomem conhecimento dos seus produtos e serviços e que saibam quem você é. Lembre-se que os seus potenciais clientes não podem comprar, se eles não tiverem conhecimento de que você está a vender algo.

Acima de tudo mostre-se profissional. Tenha uma conta bancária especialmente criada para o seu negócio, possua também uma linha de fax, telefone, assim como um e-mail direccionados para a venda dos seus produtos e contacto com clientes. Seja cortês e agradável em todas as suas interações com clientes. Basicamente, transmita uma imagem profissional e seja alguém com quem os outros querem fazer negócio.


Deixe a sua resposta