Dicas para escrever um slogan de sucesso

Um slogan cativante e memorável pode fazer toda a diferença na venda e sucesso de um produto ou serviço de uma empresa. É usado normalmente em conjunto com os logotipos da empresa e em campanhas publicitárias para promover o lançamento de novos produtos ou para relançar a imagem de uma marca. São também muitas vezes, considerados como o meio mais eficaz de chamar a atenção para um ou mais aspectos de um produto.
Para criar um bom slogan você precisa de seguir alguns princípios básicos. Precisa de ter em conta que irá publicitar o seu produto ou serviço e que este será um instrumento essencial para fazer passar a sua mensagem. Se se sente inseguro nesta importante etapa da divulgação dos seus produtos, pode sempre inspirar-se vendo anúncios de outras empresas, para ficar a saber que rumo deve ou não seguir. Lembre-se que acima de tudo o slogan deve evidenciar de alguma forma as vantagens do seu produto ou serviço e que deve também demonstar a sua dedicação pelos consumidores.
Seguem-se algumas dicas e alguns dos critérios essenciais que deve ter para escrever um slogan de sucesso.

Cativante e com ritmo

Se estiver a pensar em criar um slogan mais longo que uma palavra deve ter em consideração pelo menos dois destes três critérios:

  • deve ter ritmo
  • deve rimar
  • deve ter uma certa musicalidade

Quer tenha sido criado para ser lido ou ouvido, um slogan precisa de ser agradável ao ouvido. Slogans que ficam no ouvido acabam por ser mais bem sucedidos que slogans que rapidamente se esquecem. Transformá-lo em canção é uma excelente forma de o tornar conhecido e estudos garantem que uma mensagem em formato de canção é mais memorável do que uma mensagem dita em discurso normal.

Destaque uma das principais vantagens do produto

Preocupe-se em evidenciar no slogan uma das principais vantagens do seu produto e que o separe da restante concorrência. Lembre-se que os slogans são as primeiras impressões que muitos dos potenciais clientes têm do seu produto, por isso é fundamental que percebam desde logo quais as vantagens em adquiri-lo. Se necessário isole uma área chave do seu negócio para que o slogan seja mais eficaz.

Mostre dedicação

Se a sua empresa não vender um produto ou serviço únicos, vai precisar na mesma de se diferenciar da concorrência. Ainda que, na maioria das vezes, a empresa venda exatamente o mesmo produto ou serviço que dezenas de outras empresas que operam no mesmo tipo de mercado, vai conseguir marcar pela diferença se o seu slogan demonstrar o empenho e a dedicação que tem pelos seus clientes.

Um bom exemplo deste tipo de situação é o slogan da Avis: “We’re number two. So we try harder.” Um slogan honesto, mas que mostra dedicação.

Seja honesto

Ao escrever um slogan, é extremamente fácil deixar-se levar e cair em exageros ou entusiasmar-se em demasia . Sabemos que para si o seu produto é o melhor, o mais bonito, o mais bem feito e que oferece mais vantagens. No entanto, isso pode nem sempre corresponder à realidade. O slogan deve refletir sempre o produto. Seja honesto, mas arranje uma forma inteligente de definir o seu produto para que o público o deseje comprar.

Mantenha o slogan curto

O seu slogan não deve ser muito extenso. O ideal é que o slogan tenha uma única frase com seis a oito palavras no máximo, de forma a tornar-se memorável.

Alguns exemplos de slogans memoráveis e curtos:

  • Há algumas coisas que o dinheiro não pode comprar. Para tudo existe Mastercard.
    – Mastercard
  • Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Wikipédia
  • Porque você merece.
    – L’Oreal
  • Não saia de casa sem ele.
    – American Express
  • Intel inside.
    – Intel
  • Das Auto
    – Volkswagen

35 comentários

    • Acácio Souto
  1. karla castro
  2. suelen costa
  3. adriana gonçalves de oliveira ramos
  4. Joana Feitoza
  5. Carla Vasconcelos
  6. Danielli
  7. RENATO SOUSA
  8. Chrysler
  9. lia silva
  10. taynara
  11. Luiz Nobre
  12. Renata
  13. katia
  14. Regiane emiliana
  15. kleberson

Deixe a sua resposta