Dicas para escolher um bom nome para a sua empresa

Ao iniciar um novo negócio, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é escolher um nome para a empresa. O sucesso da empresa começa logo pela escolha de um nome apropriado, por isso vale a pena despender algum tempo e recursos na busca do nome ideal. Não só é a primeira imagem que os consumidores têm da empresa, como também pode ficar aliado à empresa durante todo o seu empreendimento. Por outro lado, um nome da empresa pouco criativo pode passar a imagem de uma empresa com fraca qualidade de produtos e empenho pelo negócio, o que a longo prazo irá travar o seu desenvolvimento e possível sucesso.

Se está com dificuldade em escolher um nome para a empresa siga as próximas dicas:

O nome da empresa deve ter uma conotação positiva

Muitas palavras têm mais do que um significado literal, apresentando também uma conotação emocional.  A conotação de uma palavra pode ser positiva, neutra ou negativa, dependendo das associações emocionais que as pessoas geralmente fazem. Um exemplo clássico está entre a diferença que existe entre as palavras “Mamãe”(que tem uma conotação positiva) e “Mãe” (que tem uma conotação neutra). O que soa melhor: a torta da mamãe, ou a torta da mãe? Ou seja, quando criar um nome de negócio, opte pelas palavras que têm as conotações positivas que você quer que as pessoas associam com o seu negócio.

Escolha um nome fácil de decorar

Os melhores nomes para uma empresa são aqueles que ficam facilmente gravados na memória. Pesquise os seus concorrentes para ficar com uma ideia dos nomes utilizados na área de negócio em que pretente atuar. Faça uma lista com as diversas opções de nomes que mais lhe agradam e dedique tempo suficiente para avaliar as ideias e decidir. Os nomes que se lembrar melhor, sem ter de consultar a lista novamente, são os que têm melhor potencial para serem decorados e ficar na memória dos consumidores.

O nome deve incluir informações sobre o que a empresa faz

Alguns especialistas consideram que empresas mais pequenas devem optar por um nome criativo, mas que também seja descritivo da área de negócios em que se inserem. Nomes descritivos ajudam os potenciais clientes a encontrar e a ter contacto com a sua empresa mais facilmente, quer seja numa lista telefónica ou na internet. É por isto que se vê tantas empresas de jardinagem que acrescentam “paisagismo” ao nome, ou cabeleireiros que escrevem “salão de beleza” depois da marca.

No entanto, tenha o cuidado de não limitar demasiado a sua escolha à descrição. Lembre-se que o nome também precisa de ter uma componente mais original e única para se poder destacar da concorrência e que mais tarde poderá querer ampliar a sua área de negócios. Se restringir demasiado a sua escolha poderá acabar por ficar vinculado permanentemente a determinado tipo de produto.

Opte por um nome da empresa mais curto

Estudos mostram que a brevidade é o melhor caminho para a memorização. Por isso, empresas com nomes curtos são lembradas com mais frequência pelos consumidores. Mais uma vez este critério é vital, porque você quer que os consumidores e clientes sejam capazes de lembrar facilmente o nome da sua empresa. Um nome curto é também mais viável para fins comerciais e promocionais. Certamente vai querer um nome que, por exemplo, fique bem num cartão de visita, que tenha bom aspecto quando exibido num anúncio, e talvez até um nome que seja ideal para usar como um nome de domínio e suficientemente forte para aparecer bem na pesquisa, caso pretenda que o seu negócio também tenha uma componente online. Por todas estas razões, escolher um nome para a empresa mais curto é essencial.


3 comentários

  1. antonio
  2. michelly

Deixe a sua resposta