Dez mentiras que vai ouvir antes de abrir o seu negócio

Começar uma empresa do zero é uma tarefa árdua que exige esforço e dedicação. Assim que começa a pensar em construir o seu próprio negócio, as pessoas ao seu redor, inclusive as mais próximas e  até familiares, começam a dar conselhos, que podem ser úteis ou, na maior das vezes, muito prejudiciais. Sabemos que não é com má intenção, mas estes conselhos pessimistas podem ter uma influência muito negativa para o inicio do seu negócio.

O Mint, portal norte-americano sobre gestão financeira, publicou um artigo em que enumera 10 mentiras que você vai ouvir e que podem tirá-lo do seu caminho e às quais deve resistir se quer vingar no competitivo mundo empresarial.

1 – Um dia pode seguir o seu sonho, mas agora é hora de trabalhar e ser responsável.

Adiar o seu sonho é a forma errada de dar o pontapé de partida para construir um negócio bem sucedido. O mais provavelmente é que este adiamento se torne eterno, acabando o dia de seguir o seu sonho por nunca chegar. “Hoje” é o dia certo para correr atrás do seu sonho, para mudar o rumo da sua vida. Portanto, não espere até “depois”. Faça de hoje o primeiro dia do resto da sua nova vida.

2 – Se não der certo, você está completamente perdido.

Embora o fracasso não seja propriamente agradável é com os erros que aprendemos e tiramos valiosas lições para construir algo melhor no futuro. Se não der certo não significa que tudo estará perdido. Na pior das hipóteses apenas vai der voltar a fazer o que fazia antes de iniciar o seu negócio.

3- É mais seguro ficar no seu emprego.

Pois, mas sabe o que é ainda mais seguro para si? Ficar trancado em casa e nunca mais sair de lá. Não ter iniciativa, não seguir os seus sonhos ou não ter coragem para ir atrás do que quer, isso sim é preocupante. Lembre-se que nem sempre é melhor jogar pelo seguro.

4 – Isso é impossível!

Se ficar parado e não levar o seu sonho para a frente, aí sim, sem dúvida que é impossível. Se realmente se dedicar e esforçar-se para alcançar os seus objetivos, quase tudo se torna possível. Você apenas tem que querer e dar o primeiro passo.

5- Só alguns sortudos é que o conseguem.

E conseguiram porque não ficaram parados nem se deixaram desmoralizar. Eles tiveram a coragem, a determinação e a força de vontade que você tem agora para seguir em frente com os seus projetos. E nada o impede de ser como eles. Está tudo nas suas mãos e cabe a si ter sucesso ou não.

6- Você pode falhar. E falhar é horrível.

E não tentar é ainda pior. Falhas são etapas para o sucesso. O maior erro que pode cometer é não cometer erro nenhum. Os erros permitem-lhe aprender e evoluir. Se você não sabe lidar com a falha, provavelmente também não vai conseguir lidar com o sucesso.

7- Você não tem acesso aos recursos certos.

Não se trata de ter os recursos certos para atingir determinadas metas. Trata-se de fazer bom uso dos recursos que já possui para pôr em andamento formas que lhe permitam atingir essas mesmas metas.

8 – Precisa de poupar imenso dinheiro antes de dar o primeiro passo

Você não precisa de mais dinheiro. O que você precisa urgentemente é de um plano e de um orçamento. Se calhar precisa de fazer alguns sacrifícios agora e cortar em algumas despesas supérfluas. Pergunte-se a si próprio: “O que eu preciso fazer com o dinheiro e recursos que já tenho que vão me deixar mais perto do meu objetivo?” Siga com atenção exemplos de quem já esteve no seu lugar e que mesmo assim conseguiu alcançar o sucesso.

9- Você não precisa de nenhuma ajuda. É melhor fazer tudo sozinho.

Nunca ouviu dizer que duas cabeças pensam melhor que uma? Embora muitas opiniões e ideias que lhe vão dar possam ser um pouco derrotistas, a verdade é que é fundamental saber valorizar as boas opiniões. Viva cercado das pessoas certas e vai ver que o seu contributo positivo vai ser uma mais-valia para o seu negócio.

10- Isso parece dar muito trabalho.

Nada se consegue sem esforço. Vai dar trabalho é verdade, mas isso não quer dizer que no final não compense. O sucesso na vida depende de um ponto-chave: encontrar um trabalho, que embora duro, você ama fazer. Se quer atingir o sucesso a melhor forma é manter-se sempre fiel aos seus princípios, valores, interesses e sonhos. Desta forma vai evitar que um dia mais tarde pense: “Como é que eu vou conseguir trabalhar e manter-me nisto nos próximos 30 anos?” A realidade é que trabalhar não é assim tão duro quando você se foca nas suas paixões e sonhos.

Não dê grande relevância a opiniões pessimistas e as estas “mentiras” que o podem fazer desistir dos seus objetivos. Recorra a exemplos de empreendedores mais experientes e que traçaram o seu destino e criaram o seu negócio através da sua perseverança e das suas ações. O que é preciso é motivação! Siga o conselho de Steve Jobs, criador da Apple:  “Seu tempo é limitado. Por isso, não desperdice-o vivendo a vida de outras pessoas.”


9 comentários

Deixe a sua resposta