Defina metas para o seu negócio

Definir metas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, mas é particularmente importante para empresários que ainda não encontraram o seu foco e para uma empresa mais pequena. A forma como aborda a definição de metas irá determinar se é capaz ou não de atingir seus objetivos. Por esta razão, todas as empresas precisam de metas para saber que direcção seguir e que acções implementar. Para definir metas para o seu negócio é preciso seguir alguns critérios importantes, que de seguida lhe mostramos.

Seja específico

Quanto mais específicos forem os seus objetivos, mais fácil se torna implementar acções para os atingir num determinado espaço de tempo. Opte por definir metas simples, pois são mais fáceis de gerir. Por exemplo, definir uma meta simples como actualizar o seu plano de negócios trimestralmente. Neste caso seria actualizar em janeiro, abril, julho e outubro.

Metas como “aumentar o meu volume de negócios” são demasiado vagas e dispersas, não lhe permitindo tirar grandes lições de como melhorar as suas tácticas e sucesso de futuro. Todas as metas devem ser específicas (obter novos clientes), mensuráveis ​​(ganhar três novos clientes), e terem um período de tempo (ganhar três novos clientes até novembro).

Seja realista

Estabeleça metas possíveis de atingir, dependendo do sucesso da empresa no momento. Se você apontar muito alto, pode estar a condenar-se ao fracasso. Por exemplo, se você vendeu no ano passado 50 unidades do seu produto, uma meta este ano para vender 5000 não é de todo razoável. Estabeleça metas tendo sempre em conta as acções possíveis de implementar pela sua empresa no presente.

Não seja preguiçoso

Por outro lado, alguns empresários definem metas que são facilmente alcançáveis. Se você tem tendência a seguir nesta direção, procure maneiras de se desafiar a si mesmo. Se costuma estabelecer como objetivo adicionar um novo cliente a cada trimestre, desafie-se a conseguir 2 ou 3.

Estabeleça prazos

A todas as acções deve ser atribuído um tempo para a sua conclusão. Desta forma vai conseguir estabelecer uma linha de orientação temporal para concluir determinado projeto. Por exemplo, a venda de dez dos seus produtos topo de gama com garantia estendida dentro de 6 meses é a meta a ser alcançada. Em seguida, atribua-lhe acções para conseguir atingir este objectivo.

Pense no que é relevante

Estabeleça metas que lhe vão permitir atingir alguma finalidade efetivamente útil para o sucesso da empresa. Metas que apenas servem para o manter ocupado, mas que não lhe trazem qualquer benefício em relação ao sucesso dos seus negócios, não são de todo recomendáveis. Se estabelecer metas já a pensar que o resultado final não compensa o esforço, então certamente que nem sequer irá fazer o esforço necessário para alcança-las.

Reveja regularmente as suas metas

Mantenha as suas metas a curto prazo perto do seu campo de visão, na sua secretária ou na agenda do computador, por exemplo, de forma a estar sempre ciente que deverá desenvolver as devidas acções para as atingir. Mantenha-se a par do progresso das metas a longo prazo, para comprovar que está a seguir na direcção certa. Tenha sempre em atenção que as suas metas podem ser alteradas, no caso dos seus negócios também seguirem por outro rumo. A flexibilidade é um fator essencial para definir metas adequadas. No entanto, não confunda flexibilidade com conveniência para si. Não vale a pena alterar os planos apenas porque lhe convém “preguiçar” um pouco. Lembre-se que definir metas é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.


Deixe a sua resposta