Como selecionar um candidato a emprego

Decidir se um candidato a emprego é mais adequado que outro para um determinado emprego ou escolher entre candidatos igualmente qualificados, pode revelar-se uma tarefa complicada. O recrutador precisa de ser capaz de julgar e fazer as perguntas mais adequadas durante a entrevista de emprego, de forma a conseguir todas as informações necessárias para ajudá-lo a selecionar candidato. É necessário ter sempre em conta alguns critérios importantes para a conclusão da entrevista de emprego e aplicá-los antes da decisão final.

Conclua a entrevista de forma positiva

Ao concluir a entrevista de emprego o entrevistador deve fazer uma síntese de toda a informação que foi trocada entre os intervenientes. Apresentar os pontos fortes, pontos fracos, aspectos positivos e lacunas para o perfil da função pretendido e obter feedback sobre os mesmos, permitirá que o candidato esclareça alguns pontos pouco claros ou coloque algumas questões. Em seguida, o recrutador deverá avaliar se o candidato se adapta ao perfil pretendido. Caso se adapte pode optar por lhe transmitir a notícia ou então aguardar pela avaliação de novos candidatos. Tenha em consideração que os candidatos a emprego podem estar envolvidos noutros processos de seleção para diversas empresas, pelo que se optar por não informar o mais rapidamente um candidato de que o quer recrutar, poderá perde-lo.

Caso ainda tenha dúvidas sobre determinado candidato ou ainda estiver a avaliar outros candidatos, informe-o de uma data certa em que telefonará a transmitir a sua decisão. Lembre-se que deverá transmitir sempre a sua decisão a todos os candidatos, mesmo àqueles que não tenham sido selecionados para ficar com a vaga disponível. No caso de um candidato não aceite, a decisão deverá ser dada o mais rápido possível, para que este possa empenhar-se noutra alternativa. Nunca deixe os candidatos sem resposta ou poderá estar a dar uma má imagem da sua empresa.

Selecione o candidato

Após a fase de entrevista, chega a altura de selecionar candidato com o perfil mais adequado para a vaga. A sua decisão final deverá ter por base alguns critérios fundamentais como a competência do candidato para realizar a função pretendida, o seu real interesse no cargo, o seu potencial de crescimento na empresa e a sua capacidade de se inserir no ambiente de trabalho existente.

Depois de uma cuidadosa avaliação de todos os fatores referidos, tome a decisão de quem deve contratar. Avalie cuidadosamente cada candidato e não se centre unicamente num só, excluindo todos os restantes. Tenha em consideração que a sua primeira escolha poderá recusar a oferta de emprego e assim terá dificuldade em lembrar-se dos pontos fortes dos restantes candidatos.

Poderá acontecer que vários candidatos possuam o perfil adequado. neste caso opte sempre pelo candidato a emprego que traga valor acrescentado à empresa, alguém que possa colmatar pelo menos algumas das lacunas existentes. Caso queira impulsionar mudanças na empresa,  pode selecionar candidato que pensa ter maior capacidade de iniciativa e de liderança, mas se precisar de alguém com maior capacidade técnica, então opte pelo candidato com maior experiência na área da vaga disponível.


3 comentários

Deixe a sua resposta