Como receber um novo colaborador na empresa

Como receber um novo colaborador na empresa

Na maior parte dos casos as empresas não acolhem novos colaboradores da melhor forma, o que pode afetar a sua produtividade inicial e até a longo prazo, devido à falta de integração e entendimento das suas reais funções. A prática mais comum passa por um simples sorriso seguido de um forçado “bem-vindo”, deixando que o novo colaborador descubra tudo o que há para saber sobre o trabalho por conta própria.

Mas receber um novo colaborador na empresa deve ser sempre uma prioridade importante. Esta integração inicial não só facilita o colaborador a compreender melhor as suas funções no novo local de trabalho, como também vai fazer com que se sinta mais confortável e confiante.

Se tem dificuldade em saber como receber um novo colaborador na sua empresa siga as dicas seguintes:

Anuncie a chegada do novo colaborador

Torna-se fundamental informar, pelo menos o departamento que o novo colaborador vai integrar, da sua chegada. O aviso pode ser feito no quadro especifico para os pequenos anúncios da empresa ou através de comunicação interna. Esta comunicação deverá informar os restantes colaboradores, já a trabalhar na empresa, sobre o novo funcionário e o trabalho que esta pessoa vai desenvolver na empresa.

Quando o novo colaborador chegar apresente-o aos restantes funcionários. (Esta medida torna-se apenas viável em empresas de dimensões mais reduzidas. Em empresas de maiores dimensões basta apresentar ao departamento). Não deixe um novo empregado na sala de espera no primeiro dia. Um supervisor ou colega de trabalho deve estar disponível para saudar o novo contratado, logo que ele ou ela chega. Lembre-se que são as primeiras impressões que contam, por isso mostre-se disponível e amigável.

Prepare o espaço de trabalho

Certifique-se que o novo colaborador tem tudo o que precisa para desenvolver as suas funções na área de trabalho que lhe for atribuída. Um computador pessoal, um telefone e uma área de trabalho própria e agradável é sem duvida uma excelente forma de motivação inicial. Certifique-se que o novo funcionário está confortável e mostre-se disponível para solucionar quaisquer dúvidas que possa ter sobre o novo espaço. Isso fará com que ele sinta que já estavam a aguardá-lo e que realmente precisam do seu contributo. É fundamental que ele não se sinta a mais ou deslocado.

Ofereça uma visita pela empresa

Faça uma visita pela empresa em que conte um pouco da história da organização e em que mostre as áreas comuns mais importantes, como o banheiro e zona de refeições ou convívio. Explique-lhe também as regras de funcionamento interno, principais direitos e deveres, horários e hábitos de trabalho.

Forneça documentação e orientação

Um supervisor deste novo empregado deverá auxilia-lo a compreender como desenvolver as suas funções, como ele vai estar ligado ao trabalho de outras pessoas no departamento, quais as expetativas que sobre ele recaem, e quais os procedimentos seguidos no escritório para tarefas rotineiras como impressão, entrega, telefonemas e outros. Forneça também documentação com informação que permita ao colaborador orientar-se nos primeiros dias de trabalho. Dê-lhe tempo para os analisar e mostre-se disponível para lhe responder a qualquer dúvida, pois nos primeiros dias pode mostrar-se perdido e precisar de alguma ajuda.

Peça um feedback no final do dia

Nos primeiros dias certifique-se de passar pela área de trabalho do novo colaborador, para ter um feedback de como tudo está a correr. Responda a quaisquer perguntas, e expresse o seu agrado por te-lo a colaborar com a empresa.

Com estas dicas simples, pode ajudar qualquer novo colaborador a integrar-se bem na empresa.  Não só o novo colaborador ficará grato por toda a sua atenção e esforço, mas também a empresa vai beneficiar com um trabalhador mais confiante e produtivo.



Inserido nas categorias Estratégia Empresarial, Recursos Humanos

Etiquetas: , ,

One Response to “Como receber um novo colaborador na empresa”

Deixe o seu Comentário