Como preparar uma entrevista a um candidato a emprego

Uma entrevista de emprego é a oportunidade ideal para candidato e recrutador trocarem informações importantes para ambos. Ao ficar a conhecer o candidato a emprego o recrutador vai prever com mais exactidão a forma como este se irá comportar nas funções a que se propõe. Por seu lado, o candidato durante a entrevista de emprego ficará a conhecer dados sobre a empresa e a função a que se candidatou. Torna-se por isso fundamental para o recrutador preparar a entrevista do candidato a emprego com antecedência, de forma a tirar melhor partido das informações obtidas.

Defina o local e a duração da entrevista

Para que a entrevista seja bem sucedida deverá ter sempre em conta aspectos importantes como o local e a duração da entrevista de emprego. Deverá definir antecipadamente um local que proporcione as melhores condições, tanto ao candidato como ao próprio entrevistador, para que o dialogo entre as partes flua e se consiga atingir os objectivos previamente propostos. Locais com um ambiente desconfortável podem ser intimidantes para o candidato a emprego, e você pode perder um funcionário potencialmente valioso. O local da entrevista de emprego deverá preferencialmente ser bem iluminado, para permitir a observação de parte a parte, e possuir uma mesa do tipo de reuniões, para que a relação seja o mais igualitária possível.

Deverá evitar sofrer qualquer tipo de interrupção durante o decorrer da entrevista de emprego. Não permita chamadas telefónicas, ou estará a passar uma imagem de mau profissionalismo e desrespeito pelo candidato. Caso não seja possível desligar o telefone, coloque-o no silencioso ou peça à recepcionista para que não transfira as chamadas para o local em que decorre a entrevista.

Estipule um tempo necessário para a entrevista de emprego. Leve o tempo que for preciso com cada candidato para obter todas as informações necessárias e transmitir tudo o que o candidato necessita saber sobre a função. O recrutador nunca deve apressar a entrevista ou corre o risco de sugerir que o tempo do candidato não é valorizado. A entrevista também não deverá durar para além do estipulado, não correndo o risco de  fazer esperar outros candidatos e criando tensão indesejável.

O recrutador deverá evitar agendar entrevistas durante os horários que são mais previsíveis de sofrer alterações devido a perturbações, como o início ou no fim do dia.

Defina os requisitos para a função

Determine quais são os requisitos fundamentais que procura num candidato para desempenhar de forma eficaz a função. Este pequeno pormenor vai-lhe permitir encontrar mais facilmente a pessoa indicada para a vaga disponível, em vez de apenas escolher o melhor candidato de uma série de entrevistas. Deverá ser elaborado cuidadosamente um perfil onde estão identificadas as qualidades necessárias para um bom desempenho do cargo. O documento deve servir de base a todo o processo e nunca ser esquecido ao longo das várias fases do recrutamento.

Ao preparar entrevista tenha sempre em conta que cada candidato responde de forma diferente à pressão exercida durante a entrevista, podendo ser omitidas informações menos positivas pelo candidato a emprego e valorizadas capacidades que lhe garantam mais facilmente o acesso ao cargo. O stress da entrevista de emprego poderá inclusive originar atitudes que alteram a personalidade do candidato, podendo desencadear bloqueios na comunicação, excessos de reserva ou de afirmação.


Deixe a sua resposta