Como poupar electricidade no escritório

O consumo de electricidade de uma empresa é normalmente bastante elevado, uma vez que quase todo o equipamento utilizado para desenvolver as mais variadas atividades do dia-a-dia da empresa exige consumo eléctrico. No entanto, existem muitas formas de poupar electricidade no escritório. Tudo começa com a simples alteração de algumas rotinas diárias e até de equipamentos que vão ajudar a empresa a poupar electricidade de forma rápida e eficiente.

Boas formas de poupar electricidade no escritório

Tomar algumas decisões simples para conseguir poupar electricidade vai trazer-lhe muitos benefícios económicos a longo prazo. Siga a nossa de lista para aprender a poupar electricidade de forma rápida e com pouco investimento:

  • Desligue sempre todas as luzes que não precisam de estar acesas e que não estão a ser devidamente aproveitadas. Este pormenor é de enorme importância em salas que estão quase todo o dia vazias, como é o caso de banheiros ou locais de passagem. A forma mais fácil de o fazer é comprando um temporizador e sensores de movimento. Funcionam como um interruptor e acendem ou apagam as luzes automaticamente quando detectam a presença de pessoas.
  • Mude o sistema de iluminação que tem na empresa. Troque as velhas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas e de baixo consumo.  Estas consomem menos 75% de energia eléctrica para produzir a mesma quantidade de luz que lâmpadas incandescentes. Desta forma não só vai estar a poupar dinheiro na conta da electricidade, como também não vai necessitar de gastar tanto dinheiro a substituir posteriormente as lâmpadas, visto este tipo de lâmpadas ser mais durável.
  • Optimize as condições de aproveitamento da luz natural. Sempre que possível deixe entrar a luz natural abrindo janelas e persianas. No verão, reduza o efeito de aquecimento solar sombreando as zonas climatizadas. Utilize persianas que diminuam a temperatura ambiente do escritório, mas que não lhe retirem a claridade da luz do dia.
  • Evite utilizar o ar condicionado quando as portas e as janelas estiverem abertas. Para ajudar a poupar electricidade deve ainda utilizar um termóstato para regular a temperatura desejada. Se além de refrigeração necessita de calor, instale aparelhos de bomba de calor. Obtém as duas funções num único equipamento e beneficiará de um sistema que fornece três vezes mais energia do que a que consome.
  • Tente configurar os computadores do escritórios para entrar em modo de hibernação quando não estão a ser usados e desligue-os unicamente ao final do dia. Desta forma consegue poupar mais electricidade do que se tiver de os reiniciar. Ao final do dia mantenha apenas aquilo que é realmente necessário ligado, como é o caso de um telefone central ou o fax.
  • Substitua equipamento electrónico demasiado antigo por versões mais recentes e bem mais económicas. As actuais impressoras e faxes entram em modo de hibernação quando não estão a ser usadas. Com este simples investimento vai conseguir cortar vai poupar muitos euros no final de cada mês.
  • Opte por usar computadores portáteis em vez de computadores fixos. Os computadores portáteis gastam 90% menos energia do que um PC normal. As impressoras de jacto de tinta também são uma boa opção para poupar electricidade na empresa, uma vez que gastam menos 90% energia do que as impressoras a laser.
  • Se na sua empresa existem muitos electrodomésticos para uso dos funcionários, como é o caso de máquinas de café, microondas, frigorífico, entre outros, veja sempre as etiquetas que indicam a eficiência energética do aparelho para poupar electricidade no escritório. A escala vai de A a G, sendo os aparelhos da classe A os mais eficientes e os da classe G os menos eficientes. Leia também as instruções do fabricante. Por vezes dão conselhos muito úteis sobre como poupar electricidade reduzindo o consumo dos aparelhos.


7 comentários

  1. Ru Verissimo

Deixe a sua resposta