Como posicionar o seu site nos motores de busca

Conseguir levar todos os visitantes ao site de uma empresa é sem dúvida alguma uma das principais dificuldades do marketing digital e da Internet.

Toda a publicidade, promoção, troca de banners e de hiperligações são só alguns dos métodos utilizados para conseguir dar mais visibilidade ao seu site ou blog. No entanto, a mais simples e mais barata é mesmo garantir um excelente posicionamento nas respostas por uma palavra nos principais e mais importantes motores de busca, como por exemplo o Google.

Vários estudos comprovam que mais de 70% dos acessos a um determinado site presente na internet provêm das pesquisas que são realizadas nos motores de busca, e é completamente essencial que, perante os bilhões de páginas que nos dias de hoje encontram-se online, o seu site fique posicionado pelo menos nos 20 primeiros resultados para a pesquisa pelo termo ou pela palavra que consiga descrever perfeitamente o seu negócio. Para conseguir isto, vai ter que ter em conta alguns passos.

Passos a ter em conta

  • Determinar o tipo de visitantes que deseja obter. Neste fator, o tipo do site, o âmbito nacional ou internacional e o objetivo principal vão influenciar claramente o tipo de público que você deseja obter. Uma pequena empresa que não tem o desejo de conseguir realizar negócios com parceiros internacionais e apenas possui um site institucional não deve ter a preocupação de registar o seu endereço em todos os motores de busca. No entanto, uma empresa que tem um certo e determinado nome, e vendem um produto com esse nome, quase de certeza que vão querer que em todas as pesquisas o seu serviço ou produto apareça nos primeiros resultados, pois o objetivo é ganhar dinheiro e ter mais vendas;
  •  Escolher o método automático ou manual. Depois de escolher o tipo de público que deseja atrair, a sua função será decidir como realizar o trabalho. Você terá o direito para escolher se quer fazer os registos um a um em cada motor de busca ou simplesmente dar uso a uma aplicação que vai fazer esse trabalho todo de uma forma completamente automática. O método manual acaba por ser um pouco complicado de aplicar se deseja colocar o site em todos os motores de busca. Acaba por ser apenas realizável se desejar colocar o seu site em alguns motores de busca nacionais ou internacionais;
  • Conseguir obter todas as ferramentas de software de apoio.Algumas empresas tomaram a excelente decisão de desenvolver várias formas de conseguir realizar os mais diversos registos, de uma forma completamente automática e existem alguns que são completamente gratuitos para um número limitado de motores de busca, por um certo período de tempo.
  •  Realizar os registos nos motores de buscas nacionais. Existem vários motores de buscas portugueses de grande qualidade, e você poderá registar o seu site ou blogue nesses mesmos motores de busca, como por exemplo o AEIOU, o Terravista ou o Sapo.

Deixe a sua resposta