Como melhorar o seu negócio através de liderança eficaz

Ao longo dos tempos, os maiores líderes têm sido sempre aqueles que têm a capacidade, aparentemente mágica, de inspirar todos em seu redor a se esforçarem e se empenharem em conseguir alcançar os seus objetivos. Melhorar o desempenho dos funcionários é por isso uma meta importante para qualquer negócio, mas muitas vezes estes queixam-se que nem sempre sabem o que esperar de quem lidera.

Conseguir inspirar os seus empregados a se tornarem melhores no desempenho das suas funções, nem sempre é tarefa fácil, sendo por isso essencial que como líder se torne num exemplo a seguir. Todos sabemos que aumentar a produtividade passa obrigatoriamente por uma liderança forte. Afinal de contas, os seus funcionários não podem ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio se não fazem ideia de como contribuir para esse processo.

Se está a sentir alguma dificuldade em orientar os seus funcionários, siga os próximos passos para melhorar o seu negócio, empregando boas práticas de liderança que vão promover o aumento da produtividade:

Seja um bom exemplo

A maioria dos seus funcionários precisa de algum tipo de orientação e inspiração. Definindo-se como um  exemplo positivo para eles, vai ajudá-los a transformar-se em melhores pessoas e, consequentemente, em melhores funcionários. Por exemplo, você deve ter caráter, carisma, generosidade e empenho. Estas são algumas das principais qualidades que todos esperamos ter um dia e através delas vai certamente inspirar os seus funcionários a serem melhores naquilo que fazem, seguindo a sua liderança e comportamento exemplar.

Partilhe o seu entusiasmo

Não guarde todo o entusiasmo para si. Partilhe-o! E de preferência com os seus funcionários, pois vai notar logo melhorias no seu empenho. Fomente a comunicação entre todos, de forma a eliminar qualquer sentimento entre os funcionários de que se está a resguardar e a pô-los de parte de acções e medidas que contribuem para o sucesso e desenvolvimento da empresa.

Distribua autoridade entre todos

Se os funcionários sentirem que são participantes ativos e que com o seu trabalho estão a investir na empresa, são mais propensos a assumir a responsabilidade pelo seu sucesso ou fracasso. Através de uma liderança forte e coerente, que inclui a partilha do poder e da informação, irá certamente conseguir melhorar o seu negócio.

Mostre integridade e humildade

Embora seja imperativo que se mostre como um líder forte, torna-se também fundamental ser coerente consigo próprio e com os seus funcionários, assumindo os seus erros, quando os comete, ou até mesmo reconhecendo o desconhecimento por determinadas matérias. Estudos revelam que os empregados mostram muito mais respeito por um líder que assume os seus pontos fracos, admite os seus erros e que se preocupa em supera-los juntamente com eles.

Demonstre empatia e compaixão

Mas atenção, não significa que tenha de ser brando em excesso, nem que não se deve impor quando é necessário. O que é fundamental é que se mostre genuinamente interessado e partilhe das suas preocupações e desilusões.  Através da sua liderança deve também mostrar que se preocupa com os seus empregados, o que irá tornar a sua empresa mais forte e orientada para o sucesso, uma vez que vão sentir que são uma peça importante para o desenvolvimento do negócio.


Deixe a sua resposta