Como melhorar a performance da sua equipa de vendas

O departamento de vendas é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Administrar com sucesso uma equipa de vendas é uma das tarefas mais desafiantes para qualquer empresa. Quanto melhor treinada estiver esta equipa, mais satisfatória é a sua performance e melhor são os seus resultados.

A tarefa do gestor é garantir que os membros da sua equipa de vendas estão equipados com tudo o que é necessário para um bom desempenho, desde conhecimento de técnicas de vendas, até à presença constante de um ambiente de trabalho positivo que lhes possibilite manterem-se sempre motivados.

Veja algumas ideias que vão ajudar a motivar a sua equipa de vendas e melhorar a sua performance:

  1. Estabeleça objetivos, mas peça o feedback da sua equipa de venda para os definir. Se decidir estabelecer sozinho os objetivos e respectivos prémios, a sua equipa vai certamente esforçar-se para os alcançar, mas a motivação não será a mesma. Fazendo com que se tornem parte integrante deste importante processo vai ser um excelente incentivo e motivação para darem o seu melhor, pois sentem que a sua opinião e esforço são valorizados. Além disso, se um funcionário define a sua própria meta, ele se sente mais responsável para atingi-la.
  2. Divida metas de longo prazo em objetivos mais realistas de curto prazo. Pode dividir os objetivos de vendas em metas mensais, semanais ou até diárias.
  3. Saiba reconhecer o esforço de todos os membros e não apenas de quem é o líder da equipa. Tenha o cuidado de sempre reconhecer formalmente o trabalho e sucesso dos membros da equipa que mais melhoraram no curto prazo. Com um pouco de encorajamento estes membros até podem aumentar ainda mais a sua produtividade.
  4. Ofereça também recompensas não monetárias de forma regular. Muitas vezes, os membros da equipa de vendas já estão habituados a serem pagos através do sistema de comissão, tornando-se, inclusive, algo banal e que não os motiva. Outro tipo de recompensas pelo esforço e bons resultados, assim como diferentes formas de reconhecimento, podem funcionar como um incentivo inesperado e que muitas vezes até tem baixo custo para a empresa. Prémios simples como jantares, viagens ou bilhetes para eventos podem levar facilmente a maior produtividade. Utilize estes incentivos de forma espontânea e além das metas típicas de objetivos previamente definidos. Isso irá incentivar os membros da equipa a trabalhar duro em todos os momentos.
  5. Centre-se no trabalho em equipa. Um bom relacionamento entre todos os membros da equipa de vendas é meio caminho andado para uma saudável competição e cooperação entre todos para que as metas sejam atingidas.
  6. Coloque-se à disposição de forma a que a equipa de vendas lhe possa transmitir diretamente as suas preocupações e/ou questões. Mantenha sempre uma comunicação regular com a equipa, quer seja para transmitir os melhores métodos para atingir as metas definidas, quando estão perto do objetivo das vendas ou o que ainda falta para o concretizar.

Deixe a sua resposta