Como manter um bom relacionamento com a Comunicação Social

Para ter uma relação profissional com a comunicação social, terá de pensar que os jornalistas não são máquinas de escrever, mas sim profissionais da comunicação com códigos deontológico próprios e com opiniões baseadas em toda a sua experiência vivida na área.

A pessoa que fará a ponte de informação entre a sua empresa e a comunicação social deverá sentir-se segura e de mente aberta em relação a toda a informação que lhe é dada. Deverá portanto, tentar ganhar alguma confiança e motivar o profissional para a sua tarefa, que para tal poderá usar algumas destas dicas:

  • Ser preciso na informação;
  • Não fornecer informação ultrapassada e desactualizada;
  • Dar o máximo de detalhes sobre a informação;
  • Informar ao profissional de comunicação social diversas fontes de confiança;
  • Preparar toda a informação e entregar tudo de uma só vez, de forma a facilitar o trabalho;

Outra estratégia que deve optar é por manter uma comunicação fluente e regular com a imprensa, neste caso com a agência de comunicação, de forma a perceber as novidades e até para poder compreender melhor a actualidade no seu sector de negócio.

Como seleccionar a informação a transmitir

As empresas devem ter em conta a importância de filtrar de forma correcta a informação a transmitir e definir correctamente os seus objectivos e publico alvo. Caso queira apresentar um produto novo e rico em caracteristicas técnicas, por exemplo, não têm lógica fazê-lo para um publico feminino a procura de receitas de culinária, sendo que estará a desperdiçar dinheiro e a campanha não terá sucesso. Para evitar que isso aconteça deverá seguir os seguintes passos:

  • Tomar atenção a área onde vai ser difundida a informação
  • O que é realmente importante de realçar
  • A estrutura de apresentação da Comunicação Social

A forma mais fácil e profissional de comunicar com a imprensa é através de press-releases. Assegura-se que a informação chega a pessoal indicada de forma a que o trabalho seja distribuído correctamente e a distribuição de tarefas seja executada sem problemas. O funcionário responsável deverá conseguir detectar, após distribuir tarefas, quem melhor escreve as press-releases, tendo depois de aprofundar o objectivo da empresa com essa mesma pessoa de forma a melhorar a comunicação.

Nas press-releases da sua empresa, não se pode esquecer dos seguintes itens:

  • Incluir tudo o que é novo e as suas características de forma clara,
  • Escrever com ordem de importância decrescente, ou seja, em forma de pirâmide invertida,
  • Incluir no fim todos os contactos da empresa, informação profissional nunca é de mais,
  • Caso seja um evento, ter em destaque as horas e o local onde será realizado

O contacto com os jornalistas e imprensa deve ser regular mas terá de ter atenção e não enviar trabalho em excesso correndo o risco de ter atrasos e sobrecarga no trabalho.

Como reagir perante a Crise

A crise é inevitável nas empresas a certa altura não sendo obrigatoriamente o fim da empresa. Há que saber ultrapassar a crise e voltar a vencer, como várias marcas o fazem e fizeram ao longo dos anos, como é o exemplo da Mercedes quando teve o problema com os automóveis Classe A assim outras empresas nesse ramo que por erros recolhem viaturas fazendo um prejuízo enorme nas suas contas.

Nessa altura, caso tenha um bom relacionamento com a comunicação social e até com a agência de comunicação, poderá ser um factor importante para não denegridor a sua marca e continuar a passar informação positiva de forma a ultrapassar a crise e continuar o seu negócio de sucesso.


1 comentário

Deixe a sua resposta