Como instalar uma rede local sem fios

Você acabou de comprar um novo roteador e não quer que ninguém tenha acesso direto à sua rede sem fios?

No nosso artigo vai ver um guia passo-a-passo para instalar uma rede local sem fios.

Passo a passo

1- Acesse ao roteador

Não haja a mínima dúvida, que acessar ao rotedor não é de qualquer forma uma das tarefas mais intuitivas que existem. Usualmente, o utilizador deve olhar para a parte de baixo do aparelho, onde vai estar presente o endereço de acesso que deve ser sempre digitado no navegador da internet. Um exemplo de um código poderá ser 192.168.1.1, no entanto, isto vai variar diretamente de fabricante para fabricante. Depois de digitá-lo na barra de endereços do navegar da internet, vão ser pedidas as credenciais de acesso, elas estão junto ao endereço ou no manual que está a acompanhar o produto;

2- Configure o nome (SSID) e senha da rede

A tela inicial da configuração vai variar de cada roteador, no entanto, todos vão ter na sua constituição uma série de opções de simples e fácil acesso às funções principais que devem ser utilizadas, como a configuração da rede sem fio e a proteção o roteador. Primeiro, deve dar uma senha à rede sem fio, para isso deve clicar em algo como ‘’Sem Fios’’ e depois ‘’Definições sem fio básicas’’. Na tela do menu ‘’sem fios’’, existe a possibilidade de configurar a rede através da WPS, onde tem que clicar no botão WPS no roteador e no dispositivo, no entanto, isto é opcional. Por outro lado, no menu ‘’Segurança sem fios’’ tem o local onde a senha de proteção da rede tem que ser gerida e configurada. Também existe uma opção de filtro que dá a liberdade para bloquear certos e determinados utilizadores. Para além disso, uma das coisas principais é também sem dúvida alguma ativar a proteção de firewall, que é basicamente uma camada adicional de proteção contra todos os criminosos virtuais. Por último, também será possível bloquear o acesso a certos e determinados sites em horários pré-definidos, esta costuma ser utilizada para bloquear sites que têm conteúdo inapropriado para os filhos.

3- Proteja o acesso ao roteador

Certamente que você ainda não se esqueceu que para entrar no roteador é realmente obrigatório digitar uma senha que o fabricante oferece juntamente com o manual ou aparelho? Na verdade, existem várias pessoas que a conseguem descobrir facilmente. Para mudar a senha padrão do roteador, tem que ir ao menu ‘’Administração’’ e mudar a senha.

4- Por último, deve visualizar o estado do roteador

Depois de realizar todas as alterações necessárias, a única coisa que tem de realmente fazer é verificar se está tudo certo, e partir daí, tem a liberdade para começar a utilizar a internet tranquilamente, um conselho que lhe dou é que vá atualizando a palavra chave de tempos em tempos para garantir que só as pessoas autorizadas utilizem a sua internet.


Deixe a sua resposta