Como incentivar boas relações entre funcionários da empresa

Como incentivar boas relações entre funcionários da empresa

As relações entre os diversos funcionários de uma empresa têm um enorme impacto sobre a produtividade e harmonia no local de trabalho. Tentar gerir um bom relacionamento entre todos nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando o número de funcionários da empresa é bastante elevado.

Por vezes as diferentes personalidades nem sempre são compatíveis, chegando mesmo a entrar em confronto, o que no final pode acabar por criar um ambiente de trabalho mais pesado, nada agradável e que pode, inclusive, afectar a produtividade dos próprios funcionários da empresa.

Juntamente com as relações interpessoais entre funcionários, é necessário também existir uma boa relação e respeito entre gestores e colaboradores, de forma a manter-se o local de trabalho a funcionar bem.O fundamental é que sejam implementadas as medidas e técnicas necessárias para incentivar boas relações entre os funcionários da empresa, de forma a criar-se um bom ambiente de trabalho para todos os que trabalham na organização.

Incentivos e motivação na empresa

Estabeleça regras claras e inclua-as num manual a ser disponibilizado como referência para todos os funcionários que comecem a trabalhar na empresa. Quando as regras do ambiente de trabalho são claramente estabelecidas, se for necessário levar a cabo qualquer acção disciplinar nesta área esta poderá ser tomada sem a frequente tensão de mal-entendidos, uma vez que os funcionários já têm conhecimento de como agir e quais a consequências de faltarem às regras pré estabelecidas.

Deixe bem claro no momento da contratação de um funcionário a importância de manter um bom ambiente entre os diferentes colaboradores que trabalham na empresa. Estabeleça deste o primeiro instante um protocolo claro entre empregador e empregado quanto a relacionamentos e comunicação no local de trabalho.

Distribua frequentemente questionários aos seus funcionários de forma a ter uma ideia mais concreta do ambiente de trabalho da sua empresa e de quais os pontos em que estes gostariam de ver algumas melhorias. Tenha em conta este feedback e aplique algumas das medidas e sugestões fornecidas e que pensa virem a ser uma boa aposta para melhorar a atmosfera de trabalho e, consequentemente, a produtividade de cada funcionário e da própria organização.

Saiba reconhecer e recompensar um bom comportamento por parte dos funcionários e não apenas tomar medidas mediante os maus exemplos. Por exemplo, quando você tem empregados a atingir metas, como seis meses sem um dia doente, reconhecer e recompensar este comportamento positivo irá encorajar os restantes funcionários da empresa a continuar a se esforçar para cumprir as normas definidas.

Estas são algumas das medidas e técnicas que poderá aplicar para incentivar um ambiente de trabalho mais agradável e ao mesmo tempo criar boas relações entre  funcionários da empresa. Use-as para aumentar eficientemente a produtividade e motivação dos vários colaboradores e de todos os que contribuem activamente para o sucesso e crescimento da empresa.



Inserido nas categorias Estratégia Empresarial, Recursos Humanos

Etiquetas: , , , ,

2 Responses to “Como incentivar boas relações entre funcionários da empresa”

  1. Joao cesar diz:

    O meu comentario continua em prol da satisfacao dos leitores.
    Para mim aplicar estes principios, sem duvidas nao falha nada.Gosto.

Deixe o seu Comentário