Como falar com potenciais clientes durante um evento social

Os eventos sociais são perfeitos para conhecer e contactar com potenciais clientes num ambiente mais descontraído. Na realidade, a base para grandes negócios surge frequentemente neste tipo de ocasiões. É também a forma perfeita para estabelecer algum tipo de relacionamento com estes potenciais clientes, de forma que quando os contacte para lidar de negócios irá certamente ser mais bem recebido.

Preste atenção a quem está no evento

Quando frequentar um evento social em que saiba que irão estar presentes diversos potenciais clientes, com interesse nos seus produtos ou serviços, preocupe-se em circular pela sala, de forma a tentar descobrir quem lá está. Caso possua um amigo em comum com qualquer potencial cliente, então peça-lhe que o apresente de forma a poder começar a interagir com este. Lembre-se que todos na sala podem ser futuras fontes de negócio para a sua empresa, por isso seja simpático e educado com todos.

Não tente centrar toda a sua atenção em uma única pessoa só porque sente que pode finalizar facilmente um negócio. A técnica mais adequada para conseguir aproveitar da melhor forma este tipo de reuniões e eventos é socializar com todos, de forma a que possa alargar as suas possibilidades de negócio.

Apresente-se

Quer decida esperar por uma introdução formal  ou simplesmente optar por iniciar uma conversa com alguém, o fundamental é deixar a outra pessoa com uma ideia clara de quem você é.

A maioria das conversas podem começar com uma simples apresentação, com o seu nome e o que você faz. Quando estiver a fazer a sua apresentação, lembre-se também de mencionar sempre o nome da sua empresa e referir o departamento para o qual você trabalha. No entanto, evite um monólogo demasiado extenso sobre o seu cargo e o que a sua empresa faz. Limite-se a informar o potencial cliente do que realmente é importante, mas sem o maçar. Afinal de contas um evento social deve ser um ambiente descontraído e nem todas as pessoas apreciam conversas de negócios demasiado pormenorizadas neste tipo de situações.

Mantenha o tema da conversa o mais casual possível e faça também perguntas acerca dos seus tópicos de interesse, alguma viagem que tenha feito recentemente ou, no caso de já ter alguma familiaridade com a pessoa, pergunte pela família.

Acima de tudo não tente forçar a conversa na direcção do seu negócio ou corre o risco de afastar clientes em vez de os atrair. Você não quer desenvolver uma reputação de que gosta de tentar misturar negócios com prazer. Caso contrário, pode deixar de ser convidado para estes tipo de eventos sociais ou de ninguém se mostrar interessado em falar consigo.

Mostre-se profissional

Quando estiver a falar com a outra pessoa peça sempre o seu cartão de visita, com os dados profissionais, e disponibilize também o seu cartão em troca. Termine a conversa com a promessa de um contacto futuro e com a esperança de um encontro profissional para breve.

Adicionalmente mantenha sempre uma postura profissional em todos os eventos sociais. Embora seja um local de maior descontracção, evite o álcool em demasia e conversas inconvenientes. O objectivo é passar uma boa imagem profissional de si próprio e da sua empresa.


Deixe a sua resposta