Como expandir o seu negócio

Quando decidiu abrir o seu negócio, provavelmente fez muita pesquisa, procurou a ajuda e conselhos de quem já conhecia o mercado e procurou também por informação valiosa em jornais, revistas e em todos os recursos disponíveis. Você investiu muito em termos de tempo, dinheiro e suor do seu trabalho para arrancar com o seu negócio e leva-lo ao sucesso. Então … e agora? Qual é o próximo passo?

Chegou a hora de pensar no crescimento e expansão do negócio, mas com o mesmo tipo de cautela e planeamento que teve na altura de o iniciar. Arriscamos a até a dizer que esses cuidados devem ser ainda redobrados se quiser continuar a garantir o sucesso da empresa.

Siga os passos listados abaixo e descubra como pode fazer o seu negócio crescer de forma segura e rentável.

Expansão para outra localização

Pode não ser a melhor escolha para a expansão do negócio, mas vem em primeiro lugar na nossa lista  por ser a forma de expansão em que a maior parte das pessoas pensa inicialmente. Na realidade, uma das maneiras mais fáceis de fazer o seu negócio crescer é iniciar as operações do negócio num novo local ou mercado. Esta escolha de expansão física envolve algumas considerações importantes, tais como ter um forte desempenho no negócio existente por um período mínimo de 5 a 7 anos, uma boa equipa de gestão que seja capaz de aplicar medidas que levem a igual sucesso na nova localização, avaliar perspectivas econômicas e empresariais da nova localização e o nível de risco que a empresa está disposta a assumir.

Licenciamento

Esta pode ser uma boa opção de expansão para quem tem negócios que lidam com produtos ou serviços de marca, dando-lhe um maior alcance geográfico e do mercado, mas mantendo os seus próprios custos baixos. Caso opte pela opção do licenciamento é fundamental aconselhar-se com um advogado competente acerca dos direitos de propriedade intelectual e sobre a melhor forma de licenciar os seus produtos e serviços, mantendo total controle e propriedade sobre a ideia de negócio.

Alianças, fusões e aquisições

Criar uma aliança com empresas que actuem na mesma área de negócios ou áreas que se complementem entre si pode ser uma arma poderosa de expansão rápida. O fundamental é que escolha o seu futuro parceiro com algum cuidado e que a sua empresa se encontre numa boa situação financeira, caso esteja a pensar na opção de aquisição. De preferência alie-se a empresas e parceiros comerciais que possuam uma boa lista de potenciais clientes. É a maneira mais rápida para o sucesso.

Diversificar a oferta

Pode também optar por expandir o negócio através da diversificação para outras áreas relacionadas. Aumente a oferta disponibilizada pelo seu negócio acrescentando produtos complementares, novas linhas de produtos ou arriscando até na importação de outros produtos ou exportação dos seus. O mesmo sucede com os serviços. Você pode diversificar em serviços paralelos que complementem as suas principais ofertas de forma a expandir-se para outro tipo de mercados.

Estas são apenas algumas das opções que possui para expandir o seu negócio. Tenha em consideração que como acontece com qualquer empreendimento novo, também a expansão do negócio precisa de ocorrer após um planeamento cuidado, uma pesquisa cuidadosa e recursos suficientes que lhe permitam converter a sua ideia em  realidade. Disto irá depender a continuidade de sucesso da sua empresa.


Deixe a sua resposta