Como estimular a criatividade dos seus funcionários

O entusiasmo no trabalho e  a criatividade dos funcionários sempre foram fontes de vitalidade, desenvolvimento e sucesso de muitas empresas.

Criatividade e inovação são competências essenciais em quase qualquer local de trabalho. Quando os problemas surgem, ter uma equipa de pessoas que podem resolve-los de forma rápida e eficaz , através de um pouco de criatividade, pode ser muito benéfico para todos. Pensamento criativo é o que conduz ao tipo de ideias inovadoras que irão ajudar a  fazer crescer um negócio, economizar dinheiro e fazer os clientes mais felizes e satisfeitos.

A criatividade também possibilita que as pessoas se sintam necessárias pelos seus empregadores, ao mesmo tempo que torna os funcionários mais envolvidos e interessados pela própria empresa, quando algumas de suas sugestões são utilizadas.

Mas como estimular essa criatividade? Veja as nossas dicas.

Realize sessões de “brainstorming”

Uma das melhores formas de incentivar a criatividade dos seus funcionários é através da realização de sessões regulares de “brainstorming”. Quando pensar que está sem ideias para resolver algum problema da empresa, a opção é convocar uma pequena reunião com alguns colaboradores,  para em conjunto chegarem a uma solução. Afinal de contas, esta é uma das principais razões pelas quais você os contratou e mostra também que confia nos seus instintos e competências.

Pode por exemplo, colocar um quadro de avisos numa área central e encorajar as pessoas a participarem com ideias. Escreva um tema ou problema numa cartolina colorida e cole-a no centro do quadro. Providencie notas do tipo Post-it (autocolantes) para que as pessoas possam escrever e colar as suas ideias no quadro.

Crie um ambiente de trabalho livre de stress

Uma boa forma de aumentar a criatividade dos seus empregados é criar um ambiente de trabalho livre de stress, onde eles se sintam confortáveis para conseguir ter novas ideias. Proporcione um bom espaço de trabalho, com abundância de luz solar, juntamente com todo o tipo de equipamento necessário para ajudá-los a realizar facilmente o seu trabalho. Evite também dar prazos stressantes e irrealistas para levarem a cabo as suas tarefas. Você precisa manter o nível de stress no mínimo, a fim de ajudar os seus funcionários a descobrir a motivação extra de que precisam.

Incentive os seus empregados a fazer algum exercício. Este ajuda muitos empregados a reduzir o stress e a ganhar força e motivação extra para trabalhar mais e melhor.

Ouça as suas ideias

Precisa estar receptivo a novas ideias. Algumas ideias podem não parecer, à primeira vista, como algo novo ou criativo, mas podem servir para ajudar a inspira-los a continuar a pensar até atingirem algo de verdadeiramente inovador. Por isso, continue a ouvir as suas ideias e deixe que os seus funcionários se inspirem, dando-lhes o seu feedback.

Derrube barreiras

Um ambiente de trabalho propício à criatividade surge mais facilmente quando os funcionários são capazes de interagir uns com os outros. Derrube as “barreiras” que podem ser responsáveis por mantê-los separados, como tratamentos diferentes consoante o cargo ou função que ocupam na empresa. O objectivo é que todos se sintam iguais e que possam contar uns com os outros a qualquer momento para ajuda e conselhos.

Saia do escritório

Muitas vezes as ideias mais criativas surgem fora das paredes da empresa. Crie actividades fora da empresa, como uma formação inovadora e estimulante num local relaxante, para os seus funcionários. Ficar confortável e relaxar em conjunto é uma ótima maneira de estimular a criatividade dos seus funcionários. Ao mesmo tempo estes sentem-se mais encorajados para falar num ambiente que consideram mais seguro.


2 comentários

  1. Beatriz Ferreira Miranda

Deixe a sua resposta