Como escrever um comunicado de imprensa

Como escrever um comunicado de imprensa

Nenhuma empresa sobrevive no competitivo mercado empresarial sem uma eficaz divulgação dos seus produtos e serviços. Um dos métodos mais eficazes, e também um dos mais económicos, é fazer com que o seu negócio, produto ou serviço tenha publicidade, em uma notícia.

No entanto, este método precisa de ser muito bem elaborado, de forma que seja capaz de captar o interesse da imprensa. Um comunicado de imprensa escrito da forma errada pode nem atingir o seu principal objectivo de divulgação, acabando mesmo por acabar no lixo antes mesmo do consumidor ter conhecimento do que queria ver divulgado.

Etapas para um bom comunicado de imprensa

Escrever um bom comunicado de imprensa pode aumentar a probabilidade dos jornalistas e editores dos diversos orgãos de comunicação social considerarem a informação importante o suficiente para fazerem a sua divulgação. Propomos para isso algumas etapas:

  • A primeira etapa consiste em escolher um título cativante e que cause impacto – Um bom comunicado de imprensa precisa sempre de um título chamativo que capte o interesse da imprensa, devendo também este estar de alguma forma relacionado com o produto que está a tentar divulgar, ainda que não directamente. Por exemplo, se pretende divulgar um novo insecticida que a sua empresa acabou de produzir,o título poderia dizer algo sobre as doenças que os mosquitos trazem ou falar acerca das várias formas de como se ver livre dos inconvenientes insectos.
  • Na segunda etapa deve introduzir também um subtítulo – Mais uma vez lembre-se que o que está a tentar fazer é cativar o interesse da imprensa e não redigir um anúncio. O subtítulo deve ser uma continuação do título, mantendo-se supreendente e credível, de forma a manter o interesse de quem o lê.
  • Deve de seguida enunciar o local/origem e a data de emissão do comunicado – Este pormenor é fundamental para que o jornalista possa ajuizar sobre o posicionamento e notoriedade da fonte. Por exemplo, “Portugal, Lisboa – 10 de Dezembro de 2002″. A localidade que deverá indicar é a do local de origem do comunicado.
  • Desenvolva o restante conteúdo – O conteúdo deverá responder a perguntas fundamentais tais como: Quem; O quê; Onde; Quando; Porquê e Como. Se o seu comunicado de imprensa estiver escrito de forma mais parecida com uma notícia e menos como um anúncio, então vai haver maior probabilidade de ser divulgado em qualquer meio de comunicação social, como por exemplo, no jornal. Tenha também sempre o cuidado de escrever todo o conteúdo de forma simples, mas em português correto. Lembre-se ainda que o comunicado não deverá ser demasiado extenso. Procure utilizar palavras simples em frases curtas e de fácil compreensão.
  • Escreva algumas notas para o editor – Nesta parte do comunicado de imprensa deverá preocupar-se em fornecer uma pequena informação acerca da empresa, da sua área de actividade, produtos e serviços. Nas notas deverá também constar a sua localização. Em suma informações relacionadas com a empresa, mas que não constem na etapa anterior.
  • E na última etapa, e também uma das mais importantes, nunca se esqueça de deixar algumas informações de contato -  De forma a facilitar  um futuro contacto, o seu comunicado de imprensa deve conter também dados de identificação pessoal, como o nome de quem emitiu o comunicado, assim como alguns meios de comunicação, por exemplo contacto telefónico e endereço de e-mail.


Inserido nas categorias Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas

Etiquetas: , , ,

Deixe o seu Comentário