Como escolher o nome de domínio mais adequado para a sua empresa

Um bom nome de domínio é um excelente meio de publicidade para uma empresa em expansão ou que se queira estabelecer no mercado como uma entidade credível e eficiente. Escolher um nome de domínio adequado é  desta forma o primeiro passo para uma campanha de marketing bem sucedida. No entanto, para fazer a escolha mais adequada é necessário seguir alguns critérios importantes para garantir um bom nome comercial para o site.

Escolha o nome de domínio mais adequado

O nome de domínio escolhido deverá estar sempre em sintonia com o nome, objetivos e negócios da empresa. É provável que quem seja seu cliente ou tenha conhecimento da existência da empresa, a tente procurar online pelo nome da própria empresa, pois é uma forma mais fácil de recordar.

Se está a ter dificuldades em encontrar um nome de domínio adequado, faça uma lista de frases ou palavras curtas sobre a empresa, mas evite que tenham demasiadas letras. Evite também nomes demasiado complicados ou difíceis de escrever ou com caracteres estranhos. Sempre que possível comprima as palavras espaçadas em uma só palavra, como por exemplo, ” minha empresa” ficaria “minhaempresa.com” e neste caso nem precisamos usar hífem ou underline. Lembre-se que um nome razoável de domínio possui até 8 caracteres, em média.

Caso o nome que pretenda não se encontre disponível, não se contente com um nome de domínio que não esteja de acordo com a empresa. Pode sempre optar por compra-lo a quem o adquiriu, mas tenha em conta que o custo poderá ser elevado. Lembre-se ainda que o sucesso de uma empresa no mundo online não passa unicamente pela escolha de um bom nome de domínio, mas também pela capacidade de divulgação ou a forma como é apresentado aos possíveis clientes e a qualidade do serviço.

Optar por um nome de domínio genérico ou específico

Esta é uma escolha muito complicada e que pode provocar muitas dores de cabeça a quem precisa de escolher um nome de domínio empresarial. Tudo depende do ramo de negócio da empresa em causa, assim como dos seus objetivos e imagem de marca. Sempre que possível tente associar o nome à marca da empresa, pois é por esse nome que os clientes e a própria concorrência o vão procurar online. Em alguns casos o nome do próprio fundador da empresa pode ser utilizado para criar um bom nome de domínio, mas apenas nos casos de maior notoriedade e reconhecimento.

Outro fator a ter em conta na escolha do nome de domínio para uma empresa é optar pela extensão certa. Para evitar que roubem o seu domínio ou que criem sites similares, deverá investir no registo de vários domínios para a sua marca. Por exemplo, se vai criar o site “minhaempresa.pt”, opte também por adquirir “minhaempresa.com” e “minhaempresa.net”, mesmo que só utilize a extensão”.com”para o seu site.

Quando possível registe também variações do nome escolhido. Desta forma está a garantir que mesmo quando uma pessoa que pesquise pelo seu site e comete algum erro ortográfico é direcionado para o site correto. Por exemplo, o Google, sabendo que é um erro humano comum inverter algumas letras de uma palavra, registou, além de google.com, também goolge.com e google.com.


Estes são apenas alguns exemplos de critérios que deverá ter em conta na altura de escolher um nome de domínio para o site de uma empresa. Lembre-se sempre que o nome de domínio deverá ser simples, estar em sintonia com a empresa e não ser muito longo, de forma a ser facilmente recordado.


1 comentário

  1. sivia

Deixe a sua resposta