Como criar uma segunda marca

Você pode muito bem estar sob a impressão de que você leu que você nunca será capaz de expandir sua marca e vai ficar preso vendendo o mesmo item para toda a eternidade. Você ficará feliz em saber que não é o caso. Você apenas tem que fazê-lo corretamente e manter todas as marcas sob a égide da mesma família.

Para ser bem sucedido a criar uma segunda marca, sob a égide da mesma empresa você deve dar a novas marcas uma identidade própria. Mesmo que as marcas estejam sob o controle da mesma empresa, deve parecer como se elas fossem diferentes e que atuam independentemente da empresa-mãe.

Os Restaurantes Darden são um exemplo, abriram pela primeira vez a lagosta vermelha em 1968, quando quiseram introduzir uma segunda marca não abriram um restaurante Red Lobster 2, deram aos seus restaurantes nomes e temas totalmente diferentes.

Os Restaurantes Darden tem agora 1.800 restaurantes que servem mais de 180.000 clientes por ano. Os seus restaurantes incluem Red Lobster, Olive Garden, The Capital Grille, Bahama Breeze, and Seasons 52. Provavelmente, a maior parte das pessoas já comeram em mais de um desses estabelecimentos e não sabem que são propriedade da mesma empresa mãe.

Novamente, isso é o que fizeram as três grandes montadoras. Originalmente, a diferença era muito grande entre as marcas da General Motors, Chevrolet, Buick, Pontiac, Cadillac, Oldsmobile. No entanto, ao longo do tempo as diferentes marcas e modelos começaram a ser tão semelhantes que os consumidores não poderiam reconhecer que marca era.

Isto levou a perder o interesse dos consumidores no que a General Motors tinha para oferecer e antes de General Motors perceber o que eles estavam a fazer com a sua marca já era tarde demais. As montadoras japonesas foram espertas e escolheram uma estratégia diferente.

A Nissan e a Toyota lançaram novas marcas de automóveis de luxo, mas foram hábeis o suficiente para não chamá-los Nissan Toyota Plus ou Prime. Eles chamavam às suas novas marcas Infiniti e Lexus, respectivamente. Isto separou a marca de luxo do que a maioria dos consumidores viam na Nissan e Toyota como montadoras que vendem carros com preços moderados e caminhões, mas mantiveram-se sob a égide da respectiva companhia.

Passos para introduzir uma segunda marca na sua empresa

Quando você tomar a decisão de introduzir uma outra marca na sua empresa há alguns passos que você pode dar que irá ajudá-lo a ter sucesso.

  • Primeiro, certifique-se de mantê-la simples, qualquer que seja a sua categoria de produto, fique na mesma categoria e construa sobre o sucesso que você já teve.
  • Segundo, escolha um atributo para a marca nova e fique com ele. Olhando para trás, os restaurantes Darden, tudo o que eles fizeram foi mudar o tema. Eles ainda estavam no negócio de restauração, os restaurantes servem o mesmo mercado, e há diferenças mínimas de preço entre os seus estabelecimentos.
  • Terceiro, certifique-se de que a nova marca é distinta e que pode ficar sozinha.
  • Finalmente, certifique-se de que a empresa-mãe mantém o controle sobre qualquer novas marcas que são introduzidas no mercado. Isto irá negar qualquer rivalidade entre a empresa-mãe e a nova marca e a empresa-mãe, pois eles serão capazes de se certificar de que as marcas ficam separadas.

Deixe a sua resposta