Como criar uma equipa de vendas

Pode ter o melhor produto do mercado, ter serviços melhores que qualquer um dos seus concorrentes, mas se a sua equipa de vendas não desenvolve boas estratégias, nem tem o conhecimento, o desejo, a dedicação e o talento para vender o produto e esses serviços, infelizmente está condenado a fracassar. Para criar uma equipa de vendas forte, precisa de recrutar pessoas com experiência, que estejam ansiosos para aprender e que sejam muito ambiciosos, especialmente em termos de ganhar dinheiro.

Recrutamento

Não se limite a procurar por membros para a sua equipa de vendas apenas baseando-se na sua experiência profissional prévia na área. Pode encontrar um vendedor competente na área de produtos técnicos, mas que anteriormente tenha estado ligado a outro setor. Por exemplo, um mecânico possui inúmeros conhecimentos valiosos sobre o setor automóvel e pode ser uma boa opção para vender carros.

Faça uma lista das características que considera serem fundamentais para integrar uma equipa de vendas de sucesso. Avalie e contrate os candidatos seguindo estes requisitos essenciais e a forma como eles se encaixam às suas necessidades. Os candidatos que passarem na sua triagem inicial não devem ter nada de questionável em relação à sua história de trabalho ou currículo. Preste atenção à forma como o candidato se vende a si próprio e o convence de que é o candidato perfeito para integrar a sua equipa de vendas. Desta forma pode ficar com uma ideia de quão bem ele vai vender o seu produto e serviços.

Ensine à sua equipa de vendas cada aspecto de seu negócio

Um vendedor que  esteja bem informado sobre o produto e que conheça as suas características consegue vender melhor e antecipar qualquer questão que um cliente pode colocar. Informe a sua equipa de vendas de cada aspecto do seu negócio, incluindo informação sobre como é feito, o processo de compra, armazenagem, transporte e procedimentos.

Mas um bom vendedor não deve apenas ser capaz de descrever as características, vantagens e benefícios de um produto. Também deve ser capaz de demonstrar o produto ao potencial cliente. Desenvolva role plays (simulações) de vendas antes do contato real com clientes para definir as melhores estratégias e partilhar tácticas.

Defina o seu mercado-alvo

Definir um mercado-alvo vai permitir à sua equipa de vendas entender exatamente o que vender e como o vender. Agende reuniões regulares para rever a sua linha de produtos, lançar novos produtos e rever as técnicas de venda. Tenha também o cuidado de incutir à sua equipa de vendas boas práticas para lidar e rebater as objeções dos clientes, assim como saber ouvir e responder questões da melhor forma.

Monitorize e motive a sua equipa

Monitorize cuidadosamente o trabalho de cada membro da sua equipa, incluindo as chamadas que fazem, quem contactam e como abordam o processo de vendas desde o contacto inicial à concretização da venda. Não se fie apenas nos resultados das vendas, pois nem sempre um bom resultado significa que o vendedor usou a melhor estratégia.

Motive a sua equipa de vendas recompensando os bons resultados obtidos. Distribua recompensas, tais como gratificações, prémios ou reconhecimento público com base no que motiva cada colaborador.


Deixe a sua resposta