Como criar um artigo de alta qualidade

Trabalhar com blog, pode parecer um tanto quanto complicado para algumas pessoas, principalmente se você não tem qualquer experiência na área e está em fase de aprimoramento.  Criar bons artigos realmente é uma tarefa árdua a ser aprendida com o tempo e que pode levar ao sucesso profissional.

Para que seu artigo tenha um bom destaque, é necessário criar artigos fáceis de ler, que sejam agradáveis e quem além de tudo seja bem explicativo e que agregue algum valor ao leitor. Mas como criar um artigo com essas especificações? Essa tarefa exige muito tempo?

Criar um artigo fantástico com todas essas especificações acima não é muito difícil de fazer e nem leva muito tempo. Na realidade, tudo dependerá do tempo disponível, da sua real motivação e de alguns outros fatores que podem valorizar seus artigos e dar um aspecto ainda mais profissional para os mesmos.

Confira abaixo algumas de nossas dicas de como criar um artigo fantástico de forma rápida e simples.

Cuidado com os erros ortográficos

Sempre que for escrever um artigo para seu blog, fique atento aos seus erros ortográficos e os corrija. Treine sua visão e sua mente para poder identificar os erros de ortografia cada vez mais rápido e eficientemente. Tente filtrar ao máximo seus erros ortográficos e utilize um corretor ortográfico para ajudar nessa tarefa (O Microsoft Word possui uma ferramenta que auto-corrige palavras e frases). Tenha muito cuidado com a correção por que erros ortográficos podem afastar leitores.

Use “multi-mídia

Sempre que puder use imagens, vídeos, podcasts e todo o material que você tiver a disposição. Distribuir seu conteúdo de forma diferenciada pode demonstrar a seus leitores que você está sempre procurando maneiras melhores de levar e explanar o conteúdo. Quando for usar essa técnica use-a com ferramentas e recursos de alta qualidade. Existem algumas ferramentas e recursos gratuitos que podem te ajudar a distribuir seus conteúdos de formas diferentes:

Youtube ou Vimeo – Criação de vídeos

DewPlayer – Criação de Podcasts

Photoscape – Edição de imagens

Windowns Live Movie Maker – Edição de vídeos

Cite a fonte

Caso tenha que copiar algum trecho de algum blog para seu artigo, não se esqueça de citar a fonte e colocar um link para o artigo original, além de ser bom para o SEO do seu blog, irá passar uma imagem de profissionalismo para seu blog.

Parágrafos curtos

Crie parágrafos curtos e fáceis de ler, parágrafos longos podem fazer seu texto perder o sentido ou o foco. Utilize uma fonte que não seja muito pequena e que seja fácil de ler. Criar parágrafos pequenos também não torna a leitura cansativa, por mais que o artigo seja grande.

Divida o artigo em subtítulos

Dividir o artigo em subtítulos ou sub-tópicos pode tornar a leitura mais interessante e objetiva. Já que a forma de leitura de textos é um pouco mais diferente na internet do que com impressos, dividir o artigo em tópicos pode facilitar a leitura e pode ajudar a explanar do que se trata aquele tópico.

Essas foram alguma de nossas dicas para quem deseja criar artigos profissionais e fáceis de ler. Revise sempre seu conteúdo antes de publicar, procure sempre por erros ortográficos, erros de concordância e acentuação que podem atrapalhar e/ou confundir a mente do leitor. O processo de revisão é muito importante para que você saiba se seu artigo tem realmente fundamento e se será realmente útil ou não para o leitor.


Deixe a sua resposta