Como criar e manter um negócio de sucesso

O objectivo de qualquer empresário é que a sua marca, produtos e serviços sejam bem sucedidos no mercado. Afinal de contas, um dos principais motivos que levam muitas pessoas a criar um negócio próprio é o lucro que podem vir a obter, o que de forma realista só é possível de alcançar se o negócio tiver sucesso a longo prazo.

Independentemente do tipo de produto ou serviço que você está a oferecer, precisa de seguir alguns critérios para alavancar a sua vantagem. Em primeiro lugar você precisa de ser organizado e deve também ser capaz de manipular as diferentes ferramentas de marketing disponíveis no competitivo mercado empresarial.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas ideias para criar e manter um negócio de sucesso.

Atender a uma necessidade

De forma a vender algo e a conseguir lucro é preciso que a sua empresa tenha produtos e serviços que possuam um público-alvo leal. Preocupe-se em encontrar um produto que outros queiram adquirir, mas que seja um claro benefício e que se destaque dos restantes produtos oferecidos pelos seus concorrentes. O factor preço em relação à qualidade também é algo que deverá ser planeado cuidadosamente. Deve existir sempre um “valor acrescentado” no item ou serviço que está a tentar fornecer, caso contrário ninguém o irá querer adquirir.

Conhecer o mercado

A quem está a tentar vender o seu produto ou serviços? Qual é o seu público-alvo? É fundamental que consiga entender o consumidor, de forma a ser capaz de falar a sua “língua” e vender seu produto de forma eficaz.

O público-alvo dos seus produtos vai influenciar directamente a forma como este é embalado, distribuído, assim como o preço e as diversas acções de marketing que irá levar a cabo para a divulgação desse mesmo produto. Certamente que a estratégia que utiliza para vender um bâton a uma consumidora com menos de 25 anos não será igual à estratégia utilizada para vender um produto para a calvície a um homem com mais de 50 anos. Compreenda o seu consumidor e as suas experctativas e vai conseguir vender e divulgar o seu produto com maior sucesso.

Estar a par da concorrência

Para ter sucesso no seu negócio precisa não só saber o que vende e a quem o vende, como também conhecer o mercado em que se movimenta e qual a sua concorrência. Torna-se por isso fundamental saber quem são os outros “jogadores” no mercado, de forma a que consiga encontrar estratégias eficazes que lhe permitam competir com eles. O objectivo final será mesmo acabar por ganhar vantagem no mercado em que ambos operam.

Serviço de apoio ao cliente de qualidade

Independentemente da área do seu negócio existe sempre a necessidade de satisfazer os clientes. Quer a sua empresa se centre no negócio de vender produtos de beleza, vender carros ou fazer peças de computador, precisa certificar-se de que o seu serviço pós-venda é eficaz. Outro aspecto fundamental para o sucesso da empresa é que durante todo o processo de venda o cliente se sinta confortável e motivado para a compra. Por esta razão tenha o cuidado de contratar sempre pessoas que sejam educadas, profissionais e que se sintam confiantes com o que estão a divulgar e a vender.

Flexibilidade

Conforme o seu negócio vai crescendo, você precisa de ser capaz de se adaptar às novas necessidades e demandas do mercado. Se há uma enorme procura por algo específico, precisa estar pronto para inovar. Ao mesmo tempo, pode precisar de ajustar a sua estratégia de mercado para manter o cliente satisfeito, ou para conseguir recuperar e atrair potenciais clientes.


2 comentários

  1. HENRIQUE CABRAL

Deixe a sua resposta