Como anunciar na rádio e na televisão

Ao preparar a sua incursão pelo mundo da produção, planeamento e difusão de publicidade radiofónica e televisiva, leia este artigo para tomar as suas decisões conscientes e não desperdiçar dinheiro ao anunciar na rádio e na televisão.

Como comprar tempo de antena

Se pretender apenas anunciar nalgumas estações de rádio locais, é possível que consiga
resolver o assunto sem necessitar de ajuda. Se, pelo contrário, o seu plano de
marketing envolver várias áreas de mercado ou se pretender gastar mais de 10.000,00€ na compra de um espaço publicitário na rádio e / ou na televisão, recorra aos serviços de uma agência de publicidade para procurar, negociar e agir com o tipo de
traquejo que só se consegue com muitos anos de experiência na compra de espaços publicitários. Terá de pagar à hora ou uma percentagem sobre a sua compra total, mas conseguirá poupar tempo e evitar confusões. Qquase de certeza, conseguirá um calendário e um preço muito melhor para difundir os seus anúncios.

anuncios rádio televisão

Se recorrer a uma agência de publicidade para criar o seu anúncio, normalmente o planeamento dos meios e a compra do espaço estão incluídos no serviço.

Se pretender criar o anúncio pessoalmente, comece por solicitar a estação que acredita estar vocacionada para o seu mercado-alvo um documento com os seguintes dados:

  • Dados estatísticos relativos à idade, sexo e poder de compra da audiência da estação.
  • Estações de rádio e televisão do mesmo grupo.
  • Casos de sucesso na área da publicidade.
  • Lista de preços.

Utilize a tabela de preços para calcular os custos, que variam conforme a disponibilidade, a hora do dia, a época do ano e o tipo de contrato que pretende firmar com a estação. As estações oferecem complementos de valor acrescentado e planos de bónus para conseguirem o seu negócio. Por isso, não hesite em pedir.

Domine a termologia utilizada na publicidade da rádio e televisão

Antes de falar com os representantes dos meios de comunicação social, familiarize-se com o significado dos seguintes termos:

  • Audimetria: sistema de recolha de informação sobre o nível de audiências de televisão
    através de um dispositivo denominado audímetro (people meter).
  • Bareme: designação de um conjunto de estudos de audiência de meios (imprensa, rádio e internet) realizados regularmente pela empresa MARKTEST.
  • Bloco Publicitário: conjunto de anúncios que se emitem de forma agrupada em televisão, com regras definidas em termos legais ou com normas definidas pelas estações emissoras, identificado por “separadores” que delimitam o seu início e fim dentro de um programa ou entre programas.
  • Estratégia deMeios: documento normalmente elaborado por uma agência de publicidade que define os meios que melhor atingem os objectivos de comunicação e de publicidade, tendo em conta o orçamento disponível.
  • Horário Nobre: período com maior volume de audiência e como tal com maior interesse publicitário teórico. Utiliza-se em televisão e rádio (prime time).
  • Patrocínio: financiamento, em exclusivo ou não, de um determinado suporte publicitário, por um anunciante ou marca, tendo contrapartidas comerciais (referências explícitas).
  • Spot: mensagem publicitária áudio ou audiovisual emitida pelos meios rádio ou televisão.

Agora que já sabe os primeiros passos para começar a anunciar na rádio e na televisão, faça-o de forma gradual, à medida que vai aprendendo como funcionam os meios de comunicação social.

Se por outro lado deseja fazer um grande investimento em anúncios de rádio e televisão deixe isso entrega aos profissionais da publicidade, pelo menos enquanto não tem conhecimento soficiente na sua empresa.


3 comentários

  1. Anónimo
  2. João Pataca

Deixe a sua resposta