Como analisar a indústria onde opera a empresa

Qualquer empresa que tenha o objetivo de entrar num novo mercado, seja a um nível geográfico ou de produtos, deverá ter sempre a importante tarefa de realizar uma análise profunda do setor de actividade, ou indústria, para realmente conseguir avaliar com todo o sucesso todas as suas condicionantes e a sua atractividade.

Ainda que exista uma grande quantidade de empreendedores que possuem uma sensibilidade particular para conseguir detetar as mais variadas oportunidades de negócio, um estudo e uma análise formar poderá ser vantajosa para o negócio ou para a empresa em questão. Por outro lado, mesmo as empresas que já se encontram totalmente presentes no mercado, é bastante importante que este estudo exista principalmente com o objetivo de conseguir estabelecer uma estratégia realmente coerente. Esta pode dividir-se nos seguintes pontos:

  • Envolvente macro. Esta tem um grande impacto numa grande quantidade de sectores de atividade. Estas tais forças devem também ser sempre analisadas, pois realmente têm toda a capacidade para condicionar a posição presente da empresa em questão e a sua evolução futura. Também deve ser sempre referido que não existe nenhuma força que consiga possuir o mesmo impacto em todas as indústrias, ou setores de atividades, mesmo aqueles que possam parecer ou até ser consensuais, serão basicamente positivas para alguns setores em questão, sub setores ou até para uma série de empresas e prejudiciais para outros.
  • Envolvente micro. Se a envolvente macro é comum a uma grande quantidade de empresas, ainda que as diferenças possuam uma grande importância e devam ser sempre tidas em conta, a envolvente micro ou microeconómica é específica a cada organização em questão, ainda que tenha sua constituição elementos que possam ser realmente comuns às varias entidades que realizam operações num mesmo mercado ou numa mesma indústria. Não haja qualquer dúvida que uma das primeiras coisas a fazer é fazer um estudo de fornecedores, isto acaba por ser um ponto de extrema importância quando se realiza uma avaliação num mercado. Um dos maiores perigos é de só existir um fornecedor. Na maioria das vezes, é preferível possuir várias empresas que fornecem bens e serviços. A própria estabilidade dos fornecedores, a um nível financeiro e não só, devem ser também tidos em conta. É muito importante que você controle sempre totalmente todos os fornecedores.
  • Análise à atratividade do setor. Este método foi criado e desenvolvido por Michael Porter e é conhecido como um modelo das cinco forças. Através de uma avaliação qualitativa dessas forças pode-se ter uma excelente perspetiva do setor que está a ser analisado.

Deixe a sua resposta