Como aceder remotamente à rede interna da empresa

Nos dias de hoje, o trabalho encontra-se presente onde quer que esteja. Tendo à sua disposição os utilizadores remotos, vai existir uma série de opções de computação portátil ou móvel, que poderão ir desde as PDAs a portáteis, que têm toda a capacidade para substituir os famosos e utilizados PCs desktops, passando até por subnotebooks.

No entanto, todos estes computadores necessitam de um certo momento para se ligar à rede principal, que se vai localizar no escritório para ter acesso ao seu email pessoal, para recolher, colocar ou até sicronizar os mais variados ficheiros.

Veja os passos para conseguir aceder remotamente à rede interna da empresa.

 

 

Para aceder

  • Prepare a rede do seu escritório para um acesso remoto. O acesso remoto pode ser definido como um conjunto de tecnologias que se liga de uma forma completamente transparente um computador, que normalmente vai-se localizar num local totalmente afastado do escritório da empresa em questão, a uma rede. Esta tal funcionalidade vai permitir que as mais variadas organizações liguem o computador portátil  ou doméstico de um empregado à rede empresarial para ler sempre os seus emails ou até aceder a vários ficheiros partilhados;
  • Assegure completamente todo o funcionamento dos elementos de ligação. Tendo em conta a opção feita em termos de tecnologia a utilizar para o acesso remoto, deve-se sempre analisar todos os elementos de uma ligação em acesso remoto dial up, o software cliente de acesso remoto, o servidor de acesso remoto, o equipamento dial up e infra-estrutura WAN, todos os protocolos de acesso remoto e as LANs, que são os protocolos das redes sociais.
  • Deve sempre garantir a máxima segurança da sua rede interna. Se optar pela tecnologia de acesso remoto através do dial up e se a sua empresa transferir informações proprietárias, sensitivas e cruciais para o sucesso dos seus negócios através de uma rede pública, como é o caso da internet, é recomendado que você instale o mais rapidamente possível um firewall, para garantir uma maior segurança. Este tal dispositivo vai impedir qualquer tipo de acesso não autorizado à rede da empresa, como também sessões de acesso remoto. Deve colocar-se sempre entre o router de acesso na rede e a própria rede em si, e pode ter toda a certeza que vai funcionar como uma verdadeira barreira de segurança que vai evitar uma grande quantidade de potenciais atacantes entrarem no sistema informático da companhia. Todos os firewalls funcionam de acordo com uma autenticação do acesso de um certo e determinado utilizador remoto à rede. Os responsáveis pela empresa vão definir quais são os utilizadores que realmente são autorizados. Cada utilizador para além disso também deve disponibilizar a sua password para conseguir obter o seu próprio e desejado acesso. Sem a realização da autenticação e a password apropriada ninguém pode entrar na rede em questão, o que vai torná-la totalmente inacessível a pessoas que não se encontram autorizadas.

Deixe a sua resposta