Cinco erros que uma empresa deve evitar

Todos nós já errámos algumas vezes na vida, já lá diz o ditado “errar é humano”.  De fato, este ditado é uma boa forma de consolar o erro, mas não ameniza as consequências que esse erro pode ter.

Quando é uma empresa a errar as consequências podem ser ainda mais desastrosas, tanto para o negócio como para a sua reputação. Um erro grave pode colocar em risco todo o caminho até então percorrido e deitar por terra o sucesso que tem a empresa conseguiu. Esse erro a longo prazo pode tornar-se até irremediável.

Para evitar que a sua empresa venha a correr o risco de dar algum passo em falso, o blog Papo de Empreendedor organizou uma lista dos erros mais comuns que uma empresa pode cometer.

Fique agora a conhecer alguns desses erros a evitar a todo o custo:

1) Ser ama dos seus colaboradores

Todos sabemos que um bom ambiente entre empregadores e colaboradores é essencial para o bom funcionamento e sucesso da empresa. No entanto, é preciso ter cuidado com os exageros. Quanto mais íntimo você fica, maiores são as chances de deixarem que você resolva os problemas deles. É preciso que os seus colaboradores tenham espaço para lidarem com os seus próprios problemas, resolvendo estes desafios com o seu empenho e trabalho. Pode ser um empregador acessível, mas não precisa de ser a ama dos seus funcionários.

2) Ser muito generoso

Como no erro anterior, o exagero pode levar ao desastre. Seja generoso com os seus colaboradores, mas evite dar para além do limite. Como diz o ditado “quando você dá uma mão, todos já correm para pedir também o braço”. Da mesma forma que se empenha e trabalha para que a sua empresa tenha sucesso e grande produtividade, também os seus funcionários devem fazer o mesmo. Não ofereça nada que não seja bem justificado e que seja realmente necessário. Se um deles pedir um novo computador, peça para provar porque razão precisa de uma nova máquina.

3) Deixar de fazer networking

Mesmo que já tenha conseguido construir uma rede forte de contatos, ela não permanecerá consistente se  não continuar a acompanhar cada um deles, mostrando que cada um deles é fundamental para a empresa. Também é essencial que não deixe de adicionar novos membros ao seu grupo. Sabemos que fazer networking é um exercício constante, mas o resultado final vai compensar todo o trabalho.

4) Não usar a imprensa como ferramenta

É verdade que lidar com a imprensa nem sempre é tarefa fácil, no entanto, é um mal necessário para a divulgação do seu negócio. Usar todos os meios de comunicação disponíveis em benefício da empresa, não só traz publicidade, mas também pode ajudá-lo a fechar negócios e atrair investidores. O importante é que o faça sempre da forma mais correta, pois uma abordagem errada pode colocar a reputação da empresa em risco.

5) Achar que a sua ideia é perfeita

Até pode achar que sim,que é uma ideia genial,  mas peça sempre a opinião de pessoas mais experientes no ramo acerca dela. Com certeza que quem já anda há mais anos neste tipo de negócio já passou por isso e saberá quais são as melhores soluções. Tenha humildade e saiba reconhecer os riscos da sua ideia “perfeita”.

Agora que já conhece estes 5 erros frequentes só precisa de evitá-los na sua empresa.


Deixe a sua resposta