Bons motivos para criar o seu próprio negócio

Arriscar e seguir os nossos sonhos e projectos  nem sempre é tarefa fácil, mas certamente que nos traz uma satisfação e orgulho imenso quando o resultado final é aquele que sempre almejámos. Muitos profissionais sonham em conseguir criar o seu negócio próprio, mas é preciso ter em conta que tudo obedece a um planeamento cuidado, em que é preciso medir os desafios e riscos com alguma prudência.

Criar um negócio e levá-lo para a frente exige alguns conhecimentos na área, nem sempre ao alcance de todos. É preciso saber os conceitos de administração, o futuro do mercado em que se pretende investir, o público que deseja atingir e estratégias de marketing, entre outros.

A revista INC. fez uma pesquisa junto de algumas centenas de empreendedores e elaborou uma lista com alguns bons bonitos que o vão levar a criar o seu negócio.

Fique agora a conhecer 5 desses bons motivos.

Você controla o seu próprio destino

Ter o seu próprio negócio significa que não precisa de trabalhar para outros. Todas as decisões da empresa são tomadas por si, assim como todas as responsabilidades e o controlo da empresa estão nas suas mãos. No entanto, é preciso saber quando e em quem delegar estas mesmas responsabilidades, de forma a direcionar a sua empresa e o seu negócio para um futuro de muito sucesso. Isso permite -lhe construir uma cultura empreendedora capaz de fortalecer a marca da empresa.

Você é que escolhe com quem trabalha

Trabalhar numa empresa que não a sua significa que tem de trabalhar com funcionários escolhidos pela empresa. Mas tudo muda quando opta por ser empreendedor. Cabe-lhe a si ter a palavra final na contratação dos seus colegas de trabalho, que irão contribuir para o crescimento da empresa. A escolha poderá recair em pessoas que partilhem os seus princípios e valores. Evite a contratação de quem transmita energias negativas e que crie um ambiente pessimista de trabalho.

Você define os seus horários

Ter uma empresa própria garante flexibilidade. O dono do negócio tem a possibilidade de determinar o local onde quer montar a unidade, seja em prédios comerciais ou dentro da própria residência. Além disso, determina os horários em que irá trabalhar e quais serão as suas prioridades.

Cada dia é um novo desafio

Algumas pessoas estão habituadas à rotina constante do seu trabalho – executar as mesmas tarefas dia após dia. Mas como empreendedor, pode apostar que cada dia vai ser uma boa oportunidade para se desafiar a si próprio e ser mais criativo. A toda a hora você aprenderá algo novo, conhecerá o funcionamento de todos os setores da empresa e terá que tomar decisões importantes que podem mudar o futuro do empreendimento.

Você sente orgulho em construir algo seu

Uma das maiores diferenças em possuir sua própria empresa, ao invés de trabalhar para alguém, é o sentimento de orgulho que sente em construir algo que é seu, fruto do seu trabalho e dos seus próprios sonhos e projectos. Para atingir o sucesso, procure aprender com os erros cometidos, acompanhar o quotidiano do negócio e criar boas estratégias para superar os momentos de dificuldade.


2 comentários

  1. Geralda Gomes Silva

Deixe a sua resposta