Boas dicas de marketing para reter clientes

Com o excesso de oferta e as novas formas de promoção, não existe nenhuma empresa actualmente, que consiga sobreviver no competitivo setor empresarial, sem boas estratégias de marketing para reter clientes . Em especial as pequenas empresas, em que a capacidade de criar boas relações com os clientes é absolutamente fundamental e muitas vezes uma opção mais viável e económica que centrar apenas na aquisição de novos clientes.

O marketing deve sempre contar com duas estratégias: “angariar clientes” e “manter clientes”. O maior erro que uma empresa pode cometer é assumir que os seus clientes já estão garantidos, gastando muitas verbas apenas na procura de clientes novos. É verdade que uma empresa precisa sempre de novos clientes, mas na realidade uma parte importante dos seus negócios também se deve centrar na satisfação dos clientes já existentes.

Embora a lealdade dos clientes seja um enorme benefício para o sucesso empresarial, conseguir essa lealdade nem sempre é facil, exigindo para isso  boas formas de marketing. Neste artigo indicamos algumas dicas de marketing que o vão ajudar a reter clientes.

Ofereça qualidade

A melhor forma de publicitar os seus produtos e serviços é através da satisfação dos seus clientes. Por esta razão deve sempre preocupar-se em oferecer-lhes serviços de qualidade. Uma empresa que tenha uma oferta constante de produtos de topo, assim como um bom apoio ao cliente, consegue fidelizar facilmente os seus clientes e atrair outros tantos.

Tente sempre resolver qualquer problema de forma rápida e eficaz. Faça o cliente sentir que solucionar as suas questões é uma prioridade importante para a empresa. Retorne telefonemas ou outra correspondência o mais rapidamente quanto possível e ofereça sempre soluções viáveis para quaisquer problemas que possam surgir. Tenha em mente que eficiência e suporte pós venda são fundamentais para reter clientes.

Torne-se perito naquilo que faz

Torne-se um perito na sua área de oferta, para que os seus clientes percebam a extensão do seu conhecimento a respeito dos serviços ou produtos que disponibiliza. Este pequeno pormenor vai mantê-lo um passo à frente dos seus concorrentes. O cliente irá reconhecer que sabe o que está a fazer e voltar com mais confiança, pois sabe que mais nenhuma empresa lhe oferece este tipo de serviço.

Alargue a sua área de negócios

Alargar a sua área de negócios a outros produtos ou serviços, que estão intimamente relacionados com os produtos que disponibiliza, dará ao cliente a oportunidade de comprar outro tipo de produtos, o que por seu lado aumenta também os lucros da empresa. Muitas empresas que incluem produtos adicionais nos seus websites ou campanhas, por exemplo, têm a oportunidade de ver o negócio crescer e de dar aos clientes mais opções de compra.

Comunique com os seus clientes

Manter-se sempre ligado aos seus clientes, quer seja através de correio tradicional, emails ou newsletters, deve ser uma prioridade para o seu negócio. Desta forma os seus clientes mantém-se sempre atualizados acerca de campanhas e promoções desenvolvidas pela empresa ou importantes alterações que podem vir a decorrer no futuro próximo. O ideal é que envie pelo menos uma newsletter a cada mês, com promoções ou informação relevante para os seus clientes. Lembre-se que é muito importante lembrar o cliente que você ainda está no negócio, ou corre o risco de o perder para a concorrência.

Mantenha os preços a par da concorrência

Nos tempos difíceis por que passamos a diferença de preço entre os seus produtos e os produtos dos seus concorrentes podem ser decisivos na escolha final do cliente. Só porque um cliente comprou o seu produto ou serviço, não existe nenhuma garantia de que o vá fazer novamente, especialmente se os preços estão muito acima dos valores praticados pela concorrência. Pesquise os seus concorrentes e tente negociar um preço menor com os seus fornecedores, caso precise aumentar a sua margem de lucro.

Se conseguir implementar todas estas dicas de marketing, então vai certamente conseguir reter clientes mais facilmente.


1 comentário

Deixe a sua resposta