Benefícios do Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados tornou-se uma das formas mais eficazes de promover online. Também é uma das formas mais simples de alguém com um site obter alguns lucros. O marketing de afiliados é um acordo entre um comerciante e o detentor de um site, designado de afiliado. O afiliado permite a colocação de anúncios dos produtos do comerciante no seu site em troca de uma comissão. Os termos da comissão dependem do acordo feito com o comerciante. No entanto, o afiliado normalmente é remunerado quando um visitante vindo do seu site compra um produto do comerciante, ou clica num dos anúncios que o comerciante colocou no site.

Os programas de marketing de afiliados são descritos como benéficos para ambas as partes interessadas. Existem diversos benefícios para o comerciante, como por exemplo:

  • A oportunidade de ter o seu produto ou serviço promovido num mercado mais amplo,
  • Terá uma maior exposição,
  • Uma maior possibilidade de venda,
  • É uma das formas mais económicas que o comerciante tem para promover o seu produto.

Para o comerciante, o marketing de afiliados é o equivalente a ter um exército de vendedores que irão promover o produto ou serviço e apenas receber uma comissão quando obtêm uma venda.

Como foi referido, o marketing de afiliados é benéfico para ambas as partes, ou seja, também trás inúmeras vantagens para o afiliado. Algumas destas são:

  • É um negócio simples, pois basta colocar uma hiperligação ou anúncio do comerciante no seu site para obter lucros,
  • É um negócio que pode ser feito em casa,
  • Não existem quaisquer custos de produção nem as preocupações naturais de um negócio,
  • São programas em que a inscrição normalmente é gratuita,
  • Existe uma enorme variedade de produtos que pode promover, permitindo escolher um produto com o qual se identifica e se sente bem em promover,
  • Não lida com horários fixos nem patrões,
  • Não necessita de ter qualquer experiência na área.

Devido à globalização da Internet, conseguirá promover um produto ou serviço praticamente para o mundo inteiro, tornando a localização de potenciais clientes relativamente simples. O marketing de afiliados não possui riscos, como contractos a prender o afiliado ao comerciante. Se o afiliado não está satisfeito com o programa pode simplesmente encontrar outro. Da mesma forma que se o comerciante não estiver a obter resultados com um afiliado não será prejudicado, pois a comissão é  paga de acordo com o seu desempenho.

Resumindo, o marketing de afiliados é uma boa oportunidade para que tanto o comerciante como o afiliado aumentem o seu rendimento. Basta um pouco de dedicação e imaginação para maximizar o seu potencial de lucro. Sem dúvida que o marketing de afiliados é um dos negócios mais simples e eficientes. Como tal, se é um comerciante à procura de expandir a venda dos seus produtos ou se possui um site e quer obter um rendimento extra, pondere em aderir ao marketing de afiliados.


Deixe a sua resposta