Aprenda Como montar um bar e ser um barman de sucesso

Você sabia que o barman é um dos profissionais mais requisitados das últimas décadas? Isso mesmo! Seu campo de atuação pode se dar na iniciativa privada com salários que podem chegar a 11 MIL REAIS.

Veja essa oportunidade incrível de dar a volta ao mundo trabalhando como barman em cruzeiros
Ou ainda trabalhar de forma autônoma sendo o barman no seu próprio bar. Essa é uma ótima forma de incrementar o seu negócio e ainda dinamizar o seu relacionamento com o público.

Como ser um barman de sucesso

O trabalho do barman é basicamente preparar drinques e por ser uma profissão de formação livre, pode ser exercida por pessoas com nível de instrução médio mas é preferível que o barman domine mais de um idioma, entre eles algum que seja tido como universal, o inglês, por exemplo para poder interagir melhor com os clientes estrangeiros.

Fique tranquilo pois voce pode aprender o inglês em algumas horas isso mesmo de uma forma rápida e pratica.

No entanto, algumas características se farão essenciais para distinguir um bom barman de um barman medíocre, são elas:

  • Atenção aos detalhes;
  • Boa disposição física;
  • Boa memória;
  • Capacidade de comunicação;
  • Capacidade de lidar com o público;
  • Capacidade de ouvir sugestões e críticas;
  • Dinamismo e simpatia.

 

Para uma melhor qualificação você pode fazer um curso com certificado e tudo.

Num curso de Bartender, o aluno aprenderá:

  • Como cuidar e organizar um bar;
  • Como preparar e criar bebidas;
  • As técnicas de servir profissionalmente,
  • e muito mais.

ONDE IREI ATUAR?

O Mercado de trabalho para barmans, bartenders é bastante promissor e por se tratar de profissões bastante ligadas ao turismo vivem, assim como tudo ligado a este setor, um bom momento principalmente nas regiões consideradas como polos de concentração turística. Pois além dessas regiões oferecerem muitas oportunidade de emprego, oferecem também excelentes salários.

O Barman poderá exercer suas atividades e habilidades junto aos serviços de hospedagem, alimentação, bem como, no ramo do entretenimento.

COMO MONTAR UM BAR

Gostou das nossas dicas sobre como se tornar um barman de sucesso? Essa é a profissão do momento! entretanto, melhor do que trabalhar como empregado para terceiros é ser o dono do seu próprio negócio.

Preste atenção no texto que segue pois nele daremos algumas dicas importantes para você que pretende montar um bar e ainda não sabe o caminho que deve seguir.

OS PRÓS E CONTRAS NA HORA DE MONTAR O SEU BAR.

Amigos, risos, celebrações, entretenimento – diversão! Estas são as coisas que podem vir a sua mente quando você pensa sobre possuir o seu próprio bar.

Você imagina casa cheia, Conversa amigável, música boa e pessoas divertidas. Se você está pensando em abrir um bar de esportes, você pode imaginar um jogo emocionante com TVs de tela grande e todo mundo aplaudindo.

Possuir um bar pode soar como a vida perfeita para muitos empreendedores potenciais, mas não é sempre diversão e jogos nos bastidores!

Possuir seu próprio bar pode significar longas horas acordado, atenção cuidadosa aos detalhes, adeus as férias e fins de semana, e às vezes lidar com os clientes desregrados e desagradáveis.

Não, não estou tentando te desanimar, pois se você tem uma visão clara de que realmente deseja investir neste negócio e fizer sua lição de casa aprendendo os caminhos e segredos do negócio, todos esses “empecilhos” poderão se traduzir em um empreendimento gratificante e muitíssimo bem sucedido financeiramente.

Vamos às dicas! Durante o processo de elaboração e criação do seu bar você precisa ter em mente 3 coisas que serão imprescindíveis para o sucesso do seu empreendimento, são elas:

1 DE QUE TIPO SERÁ O SEU BAR?

Você tem que decidir que tipo de estabelecimento que você gostaria de possuir.

Pode ser um bar de bairro, daqueles com maquininha de música, um clima aconchegante e horário de funcionamento diferenciado dos demais bares;

um bar de esportes com exibição de jogos e lutas ao vivo

ou ainda um bar especializado em um determinado tipo de drinque.

2 QUE NOME DEVE TER O SEU BAR?

Quando se trata de nomear um bar, os iniciantes geralmente caem em dois grandes erros. A primeiro é dizer que seu bar é o seu sonho – por isso você deve nomeá-lo como quiser.

O segundo é dizer que seu apelido é a maior forma de publicidade para o seu estabelecimento e com isso colocar nomes como: “bar do zezim” por exemplo, nada contra o seu apelido, apenas não soa muito profissional e, a menos que você queira que só os seus amigos mais próximos frequentem o seu estabelecimento, é bom pensar em algo que pareça melhor elaborado.

O nome do seu bar deve exemplificar o conceito: é bar de esportes? Discoteca? Bar de música? O que exatamente é que vai ser? E então, qual vai ser o nome deste negócio?

O ideal seria fazer uma enorme pesquisa para tentar chegar a um nome que literalmente se encaixa com o conceito. Nesta pesquisa procure responder as seguintes questões:

  • Como o nome se encaixa no conceito que você deseja criar?
  • Que tipos de clientes vão se atrair pelo nome?
  • Que tipo de pessoas espera atrair com base no nome?

3 COMO VOCÊ DEVE FAZER A PUBLICIDADE DO SEU BAR?

Assim como qualquer outro aspecto da operação do seu bar, o marketing é um processo contínuo. Muitos donos de bares pensam no marketing como o aspecto mais divertido e emocionante da execução de um bar.

Entretanto muitos empresários concordam que a publicidade através dos meios de comunicação não lhes trouxera tanta recompensa, o famoso custo/benefício, como traz para muitos outros tipos de empresas.

A publicidade que mais irá trazer benefícios para o seu bar, será na sua grande maioria as provenientes do BOCA A BOCA e das promoções especiais que você configurará.

A publicidade boca-a-boca é de grande valor pois, quando as pessoas estão falando bem do seu negócio isso significa que tudo está dando certo, tudo está acontecendo.

O bar está vivo, seus funcionários adoram trabalhar lá, e complementar a isso os seus clientes adoram estar lá, e eles partilham desse sentimento com outros clientes.

E principalmente para obter os resultados esperados CAPRICHE NAS PROMOÇÕES!

Você já sabe que o barman é o profissional do momento e já aprendeu como montar o seu bar. Agora vamos mostrar a você um outro empreendimento bastante lucrativo que  certamente será o arremate perfeito para que o seu negocio se torne um verdadeiro sucesso.

Festas bar aberto

Open bar significa ao pé da letra, bar aberto, e como o nome sugere nesse tipo de evento as pessoas tem acesso ilimitado a todas as bebidas disponíveis no bar pois o valor das bebidas já está incluso nos ingressos.

Considerados a sensação do momento, esses eventos têm o objetivo de atrair muita gente, e quem adora uma festa regada a bebida a vontade, não perde por nada uma dessas.

Normalmente as pessoas bebem mais do que o comum em um evento open bar por isso é importante um bom planejamento, boas parcerias e muita organização.

É interessante que a festa seja no final da semana ou na véspera de um feriado. O horário de início também é muito importante e deve ser bem estudado para não acabar muito cedo e assim, os convidados não se sintam enganados.

Escolha bem seu público alvo e a partir daí defina os tipos e as quantidades de bebida que serão necessários para satisfazê-los. Como a bebida sairá ‘por conta’ os convidados não se importam em pagar um pouco mais caro no ingresso, mas convém não exagerar no preço.

Prime pela qualidade das bebidas; seja criativo na hora escolher um nome para a sua festa, assim despertará a atenção dos clientes em potencial e principalmente capriche na divulgação do evento.

As quantidades desejáveis de bebidas variarão de acordo com fatores como: clima; variedades de bebidas; faixa etária; horário; tempo de duração; data e se será ofertada comida, mas convenciona-se calcular as quantidades da seguinte forma:

  • Vodca 1 litro para 10 pessoas;
  • Refrigerante – 1 Lt p/ cada Lt de Vodca;
  • Whisky – 1 litro para 10 pessoas;
  • Refrigerante – 1 Lt p/ cada Lt de whisky;
  • Gelo picado – 1 Kg por pessoa;
  • Cerveja – 1 litro por pessoa;
  • Chopp – 1 litro por pessoa;
  • Vinho – 1 litro para 8 pessoas;
  • Refrigerante – 600 ml por pessoa;
  • Água – 200 ml por pessoa;
  • Espumante – 600 ml para cada 2 pessoas;
  • Caipirinha – 1 litro para 20 caipirinhas. Calcular duas por pessoa.

 

Agora é só colocar em pratica todo o conhecimento que você adquiriu.
Aprofunde-se nos temas e comente suas experiências através dos nossos campos de interação.
UM BRINDE AO SEU SUCESSO.


Deixe a sua resposta