Aplicação do Modelo de Social Marketing

A prática do social marketing, que aplica os princípios do marketing comercial a programas com fins sociais, é bem adequada para os desafios que se apresentam aos patrocinadores de projectos de informação de qualidade. Sem uma boa estratégia de marketing que atraia os consumidores às informações sobre a qualidade (ou seja, o seu produto) e que os ajude a reconhecer o seu valor, mesmo o relatório mais exacto, credível e bem concebido, irá ficar na prateleira do armazém ou passar despercebido num site na Web.

Os elementos do Modelo de Marketing

Um dos princípios fundamentais de marketing é o reconhecimento explícito de que os recursos e benefícios do produto ou serviço (neste caso), um relatório sobre a qualidade, são apenas um factor que determina o seu sucesso, ou seja, se o público usa as informações fornecidas e a prontidão com que o fazem.

Outros componentes de uma estratégia de marketing eficaz

Publicidade e promoção

Porque, se devem os consumidores preocupar com as informações que você presta? Visto que a maioria das pessoas não estão familiarizadas com informações sobre qualidade, os patrocinadores devem tomar medidas para os educar sobre questões relativas à qualidade e motivá-los a procurar informações que lhes permitam tomar decisões melhores. Uma estratégia de comunicação bem concebida fá-lo na entrega de mensagens mais adequadas, através das lojas que melhor se adequam ao seu público específico.

Distribuição

Distribuição refere-se as formas em que você fornece o acesso à sua informação de qualidade. A informação está disponível, quando as pessoas precisam dela e em lugares onde a esperam encontrar? Como exactamente vai colocar essa informação ao alcance do seu ‘publico alvo’? Esta parte da estratégia engloba as decisões sobre o calendário de seu relatório, os canais que são mais apropriados ao seu público, e os meios que você pode usar para o entregar.

•Preço

A colocação de preços, tipicamente representa um esforço para elaborar o valor percebido de um produto ou serviço para os consumidores. Com um cartão de relatório, pode observar o preço de duas maneiras:

  • 1. No âmbito do social marketing, o preço refere-se a qualquer coisa de que o público teria de desistir de modo a usar a sua informação de forma eficaz: o tempo, relacionamentos, hábitos, modos de tomar decisões. Aquando da concepção e comercialização de informação de qualidade, você precisa de estar consciente do facto de que todas as decisões que tomar podem estar a elevar em demasia ‘o preço’. Por exemplo, se o relatório for muito longo e complicado, as pessoas podem não estar dispostos a investir o tempo necessário para ler o documento.
  • 2. No âmbito mais familiar de commercial marketing, o preço refere-se a um custo financeiro. Enquanto raramente seja um factor para relatórios de qualidade e sobretudo os sites da Web (que são quase sempre gratuitos para o utilizador), alguns patrocinadores do sector privado podem querer considerar se a cobrança de uma pequena taxa para a obtenção da informação pode criar uma percepção de maior valor entre os consumidores. Por exemplo, o Colorado Business Group on Health, vendem relatórios por uma pequena taxa através de uma livraria local. Alguns editores também incluem relatórios de cuidados de saúde de qualidade em revistas nacionais ou regionais, que são vendidas em bancas ou como parte de assinaturas.

Serviço

O serviço é o aspecto de uma estratégia de marketing, que aborda o modo como você vai apoiar o seu público, na utilização de informações de cuidados de saúde de qualidade, da forma mais eficaz possível. Quando confrontados com algo que é complexo ou desconhecido, como um relatório sobre a qualidade, os consumidores tendem a necessitar de ajuda para entender o que é, como os interpretar e como os aplicar às suas circunstâncias individuais. Enquanto nos estágios iniciais de seu projecto, você precisa de planear como vai prestar este tipo de apoio ao seu público e como fazer com que saibam que este apoio está disponível.


Deixe a sua resposta