A Regra mais Importante é Investir

O que Investir significa Para As Pessoas?

O que vem à sua mente quando você menciona a palavra investir?

Será que isso significa, colocar o seu dinheiro em seguros, fundos mútuos, no mercado de acções ou mesmo investimentos de alto rendimento?

As outras pessoas podem apenas pensar em investir quando estão prestes a morrer e elas não deixaram nada para os seus descendentes.

Alguns chegam a tremer quando ouvem a palavra, muitas vezes alegando que elas não têm dinheiro para investir ou acham que é um assunto muito complicado até mesmo para discutir.

Muitas pessoas ainda investem pesadamente em suplementos de saúde, personal trainers e esteticistas para viver mais tempo, mais saudáveis ou mesmo parecer mais jovens!

Imagine o orçamento de publicidade para empresas de beleza hoje em dia.

Todas estas são preocupações legítimas quando se trata de investir, mas eu estou falando sobre o investimento mais importante que uma pessoa pode fazer na sua vida.

Investir Em Si Mesmo

A regra mais importante e No.1 é “Invista em você mesmo” – se não o fizer, quem o fará?

Os seus pais só vão investir na sua educação até você sair da faculdade. Mas isso são apenas as necessidades básicas fornecidas e não lhe ensinam as lições importantes sobre educação financeira.

Será que você depende de faculdades ou universidades para ensinar-lhe como pode ganhar dinheiro? A maioria das faculdades só ensinam habilidades de modo que você possa ganhar dinheiro trabalhando para outras pessoas.

Que tal uma escola de negócios?

Honestamente, se os palestrantes de negócios são assim tão peritos em negócios, porque é que eles ainda dão palestras em vez de fazer uma fortuna em negócios?

Será que seu chefe lhe ensinaria a como ter sucesso nos negócios para que um dia, você estaria na sua posição?

Você e só você tem que ser pró-ativo o suficiente para assumir essa responsabilidade

Sabe, quando você investir em si mesmo, significa controlar a importância de se educar a si mesmo. Educação não no sentido acadêmico ou técnico, apesar de serem as habilidades necessárias serem desenvolvidas na vida.

A nossa educação não pára na faculdade.

Para a maioria dos adultos que trabalham, a sua educação entra numa fase estagnada depois que saem da faculdade. Eles param de aprender e, portanto, elas param de crescer. Eles só crescem para os lados comendo pizzas ou comida rápida durante a sua pausa para o almoço.

Sabemos que o QI é importante certo? Mas por que não são as pessoas mais inteligentes do mundo as pessoas mais ricas do mundo? Existem muitos contabilistas (contadores) e planejadores financeiros correndo para os seus carros todas as noites a tentar sobreviver ao congestionamento do tráfego depois do trabalho! Eles não são ricos!

Como cerca de QE ou quociente emocional? Trabalhar duro, ter uma grande atitude e uma mentalidade positiva resolve a nossa situação financeira? Isso é importante para a gestão de um negócio, mas deixe-me ilustrar:

Se você estiver dirigindo de São Paulo ao Rio De Janeiro usando um mapa errado, você não vai chegar ao destino, não importa o quão rápido você dirigir o seu carro (trabalho duro)!

Você pode trabalhar mais, mas você só chega ao destino errado mais rápido! Você pode ter a melhor atitude no mundo ou a mentalidade mais positiva, mas ainda assim você não vai chegar ao Rio De Janeiro (embora a viagem não o vá incomodar porque que você tem sentimentos positivos sobre isso)

A importância Da Educação Financeira

Você deve primeiro investir em seu QI Financeiro.

Ter um QI financeiro bom não é salvar toneladas de dinheiro ou despejá-lo em fundos mútuos. É o desenvolvimento de um relacionamento saudável com o dinheiro e construir uma grande quantidade de activos que gerão dinheiro.

O que é preciso para desenvolver o seu QI financeiro?

Gratificação adiada é um dos aspectos mais importantes a desenvolver no seu QI financeiro. Tome isso como um exemplo hipotético.

Você pagaria por um litro de leite ou por uma vaca?

Se você comprar leite, é consumido e nada mais. Você vai ter que comprar leite uma e outra vez sempre que o gastar. Mesmo que o leite custe menos do que uma vaca, no longo prazo, você ainda sempre irá comprar de leite novamente.

Agora, se uma vaca custasse 50 vezes mais do que o leite, você pode pagar fazendo um enorme esforço quando você compra a vaca, mas depois de consumir 50 litros no valor do leite da vaca, você recuperaria o seu investimento e economizaria mais dinheiro no futuro. Na verdade, a vaca pode dar à luz dois ou mais bezerros e você poderia vendê-los para ter lucro!

Esta a ver a idéia?

Todo mundo é capaz de criar riqueza. Quando você arranja um carro velho e dá-lhe uma revisão geral, pinta-o com uma nova camada de tinta, e altera algumas partes para fazê-lo andar novamente, você poderia vender o carro por mais dinheiro do que se fosse apenas um carro velho. Você teria gerado riqueza no processo!

E que tal uma fazenda? Se você transformar uma fazenda num resort, não iria o valor da terra aumentar?

É o mesmo princípio para chefs, programadores e artesãos. A soma do todo é maior que as partes. Todos nós somos capazes de criar riqueza, mesmo a partir do ar.

O valor de qualquer coisa é definido pela oferta e demanda.

Você não precisa ser um especialista em economia para entender isso. O dinheiro é apenas uma idéia. Lembra-se do exemplo da ilha deserta? A verdadeira medida de dinheiro não são os centavos ou os dólares que ele representa.

Se você desenvolveu um produto que as pessoas querem, elas iriam pagar mais a você do que o costume? Você aplicaria as suas habilidades a criar bons ativos?

Conclusão, invista em activos

Invista em activos que trazem valor a longo prazo. Qualquer coisa que lhe traga mais rendimento é um ativo. Não investa muito em passivos, como carros ou barcos.

Mesmo as casas não são considerados activos até que estejam totalmente liquidadas (Se você perder seu emprego amanhã e não poder pagar a sua casa, a sua casa é um activo ou passivo?)

Você está disposto a sair da sua zona de conforto e pagar o preço para aumentar o seu QI financeiro ou ignorar os sinais dos tempos e esperar que o seu patrão, o governo e o banco cuidem de você financeiramente para o resto de sua vida, vivendo abaixo dos seus meios e nunca correr riscos para melhorar o futuro da sua família?


Deixe a sua resposta