A publicidade é uma ferramenta de comunicação?

No marketing actual, a <strong>publicidade tornou-se uma ferramenta de comunicação</strong> para todos os tipos de empresas comerciais, grandes e pequenas. Até as empresas não/comerciais já reconheceram a importância da publicidade. A publicidade é uma ferramenta impessoal de estimular as metas e serviços. Adquiriu a distinção de ser o canal mais difundido de comunicação de marketing.
Na nossa vida diária, percebemos, ouvimos e experimentamos vários produtos, em casa, numa loja, enquanto viajamos de autocarro ou comboio, etc., e muitos falam sobre a sua individualidade. É, portanto, algo que capta a atenção, denominado de "publicidade", o meio pelo qual a mensagem é transmitida, é a comunicação. Visto isto a comunicação e a publicidade estão relacionadas.

O primeiro requisito é que o anúncio chame a atenção do seu público depois de lhes comunicar a mensagem. Comunicação publicitária dá novas informações, ou pode tentar alterar pontos de vista ou crenças existentes. É fundamental que a comunicação da propaganda apele e influencie as atitudes, pensamentos e comportamentos de compra em favor da marca anunciada.

O objectivo principal da comunicação publicitária é impulsionar os valores das vendas a fim de maximizar os lucros. É uma das ferramentas mais importantes do marketing moderno.

<strong>Os principais objectivos de comunicação publicitária são os seguintes:</strong>
<ul>
	<li>- Eliminar ou ganhar à concorrência.</li>
	<li>- Informar sobre o uso dos produtos.</li>
	<li>- Produzir a demanda por novos produtos.</li>
	<li>- Ampliar as vendas.</li>
</ul>
<h2>&gt;Qual é o papel da comunicação publicitária?</h2>
Podemos definir a comunicação como "troca de ideias e sentimentos com os outros." A comunicação realiza-se quando uma pessoa transmite informação e conhecimento a outra pessoa. Existe comunicação quando você ouve ou responde a alguém. Movimentos dos lábios, acenar de mãos ou um piscar de olhos pode transmitir mais do que até mesmo palavras escritas ou faladas. A comunicação publicitária apresenta um conjunto de mensagens para atingir o mercado. As mensagens tentam criar uma resposta favorável do mercado para a oferta dos produtos que a empresa oferece. A empresa tenta obter feedback adequado dos consumidores que indique a sua reacção e reinterpretação das mensagens. O feedback permite que a empresa melhore ou modifique a sua oferta de produtos.
<h2>Principais elementos da comunicação na publicidade</h2>
<strong>Os principais elementos da comunicação publicitária são</strong> o remetente da mensagem (ou o comunicador), a mensagem sob a forma de ideias comerciais, a história das vendas, a impressão do pacote, canal ou média, ou o veículo que transporta a mensagem) seja, o vendedor, telefone, televisão, rádio, imprensa, Internet, etc., o receptor do prospecto, o cliente, o revendedor, influenciador da compra e as audiências, feedback sob a forma de resposta, reacção, contra-proposta, ou a comunicação que volta (chamado de feedback do receptor para o remetente).
A empresa não é apenas a fonte ou remetente das mensagens para o mercado, mas também um receptor de respostas do mercado. Como remetente das mensagens, a empresa comunica com o mercado, não apenas através de ferramentas de promoção, mas também através do produto, preço e local ou ponto de venda.

As respostas do mercado são recolhidas pela empresa através da pesquisa do mercado. Assim como a comunicação em dois sentidos é mais eficaz do que uma palestra de sentido único, do mesmo modo a comunicação de marketing é mais eficaz quando o comerciante usa a informação recolhida durante a pesquisa do mercado para ter uma comunicação bidireccional.

Deixe a sua resposta