A Manufatura Enxuta e as novas Tendências de Mercado

Segundo James Womack em seu livro A Máquina que Mudou o Mundo: “O mundo tem imensa carência de capacidade de produção enxuta e um excesso de capacidade não-competitiva de produção em massa”.

Enquanto disserta sobre as diferentes características dos sistemas de produção, Womack defende que os fabricantes de bens de consumo devem adotar os conceitos da Manufatura Enxuta, pois estes conceitos atendem melhor as novas demandas de mercado.

Mas quais são as características da manufatura enxuta que a fazem um sistema de produção a ser adotado pelas empresas e quais são estas novas demandas de mercado a serem atendidas?

A melhor forma de entendermos a Manufatura Enxuta, suas características e vantagens é contrastá-la com os sistemas de produção artesanal e em massa.

Os Sistemas de Produção Artesanal

A produção artesanal necessita de trabalhadores que conheçam todo o processo para fazer um determinado produto e utiliza ferramentas simples e flexíveis para produzir exatamente o que o consumidor deseja. Porém apresenta como problemas a produção em baixa escala, que restringe o produto para apenas uma parcela do mercado e os altos custos de produção, que torna o produto caro demais para a maioria de nós.

Os Sistemas de Produção em massa

Já a produção em massa utiliza trabalhadores especializados em um único processo do produto, máquinas dispendiosas e pouco flexíveis e métodos de trabalho considerados monótonos. O sistema em massa produz altíssima quantidade de produtos padronizados. Como resultado o consumidor obtém baixos preços à custa de uma menor variedade de produtos à disposição.

Os Sistemas de Produção Enxuta

A produção enxuta, evita os altos custos da produção artesanal e a rigidez da produção em massa, combinando as vantagens desses dois sistemas produtivos. Para tanto emprega trabalhadores multifuncionais em todos os níveis da organização e máquinas altamente flexíveis que produzem apenas o que cliente quer, na quantidade correta.

A nova característica da demanda de mercado e as vantagens da Manufatura Enxuta

As empresas atuam em um cenário onde cada vez mais os clientes estão exigindo produtos personalizados e que atendam suas necessidades específicas com preços baixos. Podemos perceber isto através da grande variedade de produtos que encontramos no mercado, tais como produtos de beleza, alimentos, têxteis, eletrônicos, entre outros.

Neste cenário, a Manufatura Enxuta desponta como sistema de produção que melhor se adapta às características do novo consumidor, e as empresas que seguirem os princípios enxutos em busca de maior flexibilidade e redução do nível de desperdícios em seus processos, terão mais facilidade em atender as necessidades de qualquer tipo de cliente, e construirão uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.


Deixe a sua resposta