A importância da ética nos negócios

Embora para muitos falar de ética no contexto dos negócios possa parecer um pouco despropositado, a verdade é que as empresas que seguem este princípio acabam por sair a ganhar em relação a muitos dos seus concorrentes diretos.

A gestão de uma empresa requer consideração adequada de uma série de questões fora do âmbito da obtenção de lucro, sendo que a ética é certamente uma das mais importantes. Conforme um negócio vai crescendo e tornando-se cada vez mais importante, o impacto que irá ter na vida de outras pessoas também aumenta, quer seja na oferta de postos de trabalho, criação de riqueza ou até como forma de inspiração para outros que pretendam iniciar a sua própria empresa.

Empresas que seguem algumas “regras” de ética têm melhores hipóteses de sobreviver a longo prazo no competitivo mundo empresarial, quando comparadas com outras cujo único objectivo é a obtenção desmedida de lucros.

Mas porque razão a ética tem tanta importância nos negócios? E quais são os seus benefícios?  Mostramos-lhe os principais motivos para manter a sua ética empresarial.

Maximização do lucro

Estudos comprovam que empresas que tendem a seguir princípios de ética empresarial conseguem atingir maiores lucros que outras que não os aplicam.

Uma das principais razões para este sucesso é que os clientes destas empresas acabam por ser mais leais e mostrarem maior satisfação em relação aos produtos e serviços produzidos e difundidos pela empresa. Por exemplo, uma empresa no ramo da cosmética que é honesta com os consumidores, quer seja em termos de publicidade, comunicação ou divulgação dos ingredientes presentes na composição do seu produto, vai conseguir satisfazer as expectativas dos seus clientes, sem ter sido necessário recorrer a mentiras e exageros em relação a este. Assim, os clientes que compram os cosméticos, sabem exatamente o que estão a comprar e em que medida o produto irá ser útil para eles.

Quando os clientes estão satisfeitos, tornam-se facilmente fiéis à empresa, voltando novamente a adquirir o mesmo ou outro produto. Isto vai certamente aumentar os lucros da organização, que vê a ética nos negócios como estratégia para a fidelização de clientes e maximização dos seus lucros.

Utilização eficiente dos recursos da empresa

A maioria dos colaboradores de uma empresa acaba por seguir o exemplo de quem é seu superior. Se quem está na gestão da empresa ou em cargos superiores se reger por princípios de ética como respeito pelos clientes, não optar por subornos ou tentativas de enganar clientes e investidores, também os próprios colaboradores da empresa irão seguir o seu exemplo.

Através dos bons exemplos os funcionários vão também acabar por evitar utilizar os recursos da empresa para seu benefício pessoal, o que se irá traduzir num melhor aproveitamento e numa utilização mais eficiente dos recursos da própria empresa.

Reputação

Uma empresa, que é reconhecida pela sua ética nos negócios, acaba por criar uma boa reputação no mercado empresarial, Esta reputação vai tornar-se numa enorme vantagem em relação a possíveis investidores, que se mostram mais disponíveis e confiantes para investir nas empresas.

Da mesma forma uma empresa que dá grande importância à ética nos negócios acaba também por valorizar mais os seus colaboradores, o que resulta numa maior lealdade e empenho por parte destes à organização.


1 comentário

  1. Paola

Deixe a sua resposta