6 Estratégias de Marketing Online que o Levam ao Sucesso

Quer entrar em marketing online! Mas como saber quais as opções e estratégias de marketing online que vão encaixar melhor no seu negócio e orçamento de marketing?

Apresentamos algumas estratégias de marketing online e, recomendamos a escolha e implementação de pelo menos três; marketing online bem-sucedido depende da diversidade e persistência (para a maioria das empresas mais pequenas.

Estratégias de Marketing Online

1. Ter um blog / site.

O primeiro passo para marketing online bem-sucedido é ter uma base na Web. Não importa se tem um site oficial ou um blog ou uma combinação de ambos. Qualquer um oferece um endereço da Web onde as pessoas podem encontrá-lo e, uma maneira conveniente de se referir a si, (duas das coisas que irão facilitar os seus esforços de marketing online). Portanto, mesmo que não venda directamente online, você precisa de um website.

Os empresários devem ter um blog no seu site ou a servir de site, porque se colocar algo de relevante regularmente no blog, irá desenvolver uma sequência de seguidores e, algumas das pessoas irão ajudar os seus esforços de marketing online (espalhando a palavra sobre si e os seus produtos / ou serviços.)

2. Publicidade Online

Muitas pequenas empresas, em particular, preocupam-se com esta estratégia de marketing online, suspeita-se que é por não querem gastar dinheiro com publicidade. Só querem fazer marketing online gratuito. Não há absolutamente nada de errado com as estratégias de marketing online gratuito – contanto que perceba que não é gratuito. Todas as estratégias de marketing online gratuitas tem um investimento de tempo considerável, o que significa que não são gratuitas a não ser que o seu tempo livre não tenha valor.

Existem dois modelos de custos com publicidade online, CPM e CPC

CPM significa ‘custo por mil impressões’. Com este tipo de marketing online, você basicamente compra espaço numa página Web e paga por um certo número de impressões, ou número de vezes que o anúncio será exibido. Muitos dos banners que vê em vários sites são pagos num modelo de CPM.
CPC significa ‘custo por clique’. Neste modelo, paga apenas pelo número de vezes que alguém ‘clica’ no seu anúncio, e não sobre o número de vezes que é exibido.
Google AdWords é talvez o programa mais conhecido ‘Pay-per-click’ de marketing online. Quando faz marketing online com este programa, você escolhe determinadas palavras-chave que deseja que sejam associados aos seus anúncios. Quando alguém pesquisar no Google, usando uma das palavras-chave, o seu anúncio poderá ser exibido próximo aos resultados da busca. A teoria é que essas pessoas são muito mais susceptíveis de estar interessadas nos seus produtos ou serviços. Recentemente o Google Adwords passou a vender publicidade online CPM.

Outra estratégia de publicidade online que você pode tentar, é criar e postar um vídeo online (seja no seu próprio site ou num site popular de compartilhar vídeos, como o YouTube.). Um vídeo online pode tornar-se numa poderosa ferramenta de marketing.

3. Listas e directórios

Se adicionar o seu negócio a uma listagem de um directório apropriado (listas do directório local, anuários de empresas, etc.) estará a utilizar outra forma de marketing online que ocupa pouco tempo e é relativamente barato. Sejam quais forem os grupos empresariais locais a que pertence, como a Câmara de Comércio local, provavelmente têm sites onde permitem que os membros listem os seus negócios online e talvez até mesmo deixem colocar anúncios no site (a preços especiais). Procure outros sites locais, especialmente aqueles relacionados ao turismo, e verifique se também lá pode lá estar listado.
Também existem os sites profissionais. Seja qual for sua afiliação profissional, há muita probabilidade de que a organização tenha um site com uma lista de membros. Há também uma série de grupos especializados, grupos online em rede / sites que promovem o marketing online.

4. Participar na Média Social

Juntar-se à conversa no Twitter, Facebook, e fóruns, ‘postar’ no Flicker e YouTube, comentar em blogs de outras pessoas, são todas boas oportunidades de marketing online.

Marketing online através da média social exige uma técnica muito mais subtil do que para marketing online através da publicidade e listagem em directório. Com todos os meios de comunicação social, o truque é participar de forma inteligente e tentar conversar ao invés de apenas anunciar os seus produtos ou serviços. Veja como promover o seu negócio no Twitter para saber mais sobre como fazer marketing online bem-sucedido (na média social).

A desvantagem do marketing online através de meios de comunicação social é que exige muito tempo. Se quiser fazê-lo bem e, ver algum benefício real, tem que trabalhar nesse sentido. A vantagem é que é gratuito e pode realmente gerar uma série de novidades sobre os seus produtos / serviços, se algo que você tenha feito online (um post, um vídeo, um artigo) se tornar realmente popular.

5. Networking Online

LinkedIn merece uma menção especial em qualquer discussão sobre ‘redes online’. O seu objectivo declarado, é o de ajudar os profissionais do mundo a entrarem em contacto uns com os outros para acelerar o seu sucesso. LinkedIn tem mais de 40 milhões de membros em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. É uma ferramenta poderosa de marketing online, dando-lhe a oportunidade de contacto com potenciais clientes, parceiros e colegas.
Não esquecendo os grupos online “mais antigos” como o Yahoo Groups. Se fizer uma busca, Yahoo grupos, de “pequenas empresas” vai encontrar cerca de 40.000 diferentes grupos, actualmente.

Além de serem uma grande fonte de apoio e de informação, grupos como estes também proporcionam algumas oportunidades de marketing online. Outros membros podem ser potenciais clientes ou fontes de referência á medida que o conhecerem a si e, aquilo que você faz.

Como a média social, redes online requerem uma abordagem subtil de marketing online. A mesma regra básica aplica-se a redes online, que se aplica a redes cara-a-cara. Dar, dar, dar sem se preocupar sobre o que vai receber, você vai, provavelmente receber de maneiras maiores e, mais poderosas que você jamais imaginou.

6. E-mail Marketing

E-mail marketing é uma das formas melhores e mais poderosas de marketing online. Por um lado, uma vez que tenha desenvolvido uma lista de e-mail, (note a palavra desenvolvido, não comprado), você estará na verdade a pregar aos convertidos, enviando as suas mensagens de marketing directamente para as pessoas que já manifestaram interesse nos seus produtos ou serviços.
Por outro lado, e-mail é uma excelente ferramenta para a construção de um relacionamento com os seus clientes, permitindo-lhe construir tanto o negócio da repetição e de boca-a-boca através dos seus esforços de marketing online.
Newsletters podem ser enviadas para a lista de e-mails que você construiu com as pessoas que forneceram as informações necessárias no seu site, por exemplo, fornecer esses potencias clientes com novidades sobre a sua empresa, eventos e / ou ofertas especiais – e, claro, lembrando que a sua empresa existe e que talvez esteja na hora de outra visita.

Empresas de envio de e-mails como a Aweber permitem que você personalize o seu e-mail destinado aos seus potenciais clientes, para que possa enviar mensagens seleccionadas a clientes específicos abordando os seus interesses e acções.

Marketing Online e Off-line são idênticos de uma maneira.

Tal como em qualquer marketing off-line, os seus esforços de marketing online precisam de ser planeados. Portanto, não basta postar alguma coisa aqui e alguma coisa ali e considerar que já está a fazer marketing online. Deve criar uma campanha de marketing online e planear e medir os seus resultados, tal como faria com qualquer outro tipo de marketing.

Lembre-se, também, que a segmentação também conta. Quanto mais cuidado tiver na segmentação e quanto mais cuidadosamente escolher os seus potenciais clientes e mais cuidadosamente escolher e colocar os seus anúncios de marketing ou as suas conversas, mais bem sucedida será a sua campanha de marketing online.

A única coisa que é diferente sobre marketing online, porém, é o seu alcance incrível. A Internet dá ao seu negócio a oportunidade de chegar a milhares e talvez milhões de pessoas que nunca iriam ouvir dos seus produtos e / ou serviços de outra maneira – tornando marketing online uma oportunidade de marketing que você não quer perder.


Deixe a sua resposta