5 formas de motivar os seus colaboradores

O sucesso de uma empresa passa sempre pelos seus colaboradores, sendo fundamental a sua motivação, especialmente nos tempos actuais em que impera o pessimismo e descontentamento. A motivação dos colaboradores é a chave para o desempenho individual e consequentemente para aumento da produtividade da própria empresa. Motivar os colaboradores nem sempre é facil e nos tempos que correm é quase uma arte cumprir com as suas expectativas. Neste artigo fique a conhecer 5 formas eficazes de motivar os seus colaboradores e a torná-los mais produtivos.

Comunicação

Saiba comunicar com os seus colaboradores e ouvir as suas necessidades. Mantenha os seus colaboradores informados dos objectivos, perspectivas e mudanças da empresa para o futuro. Lembre-se que alguns deles serão mais receptivos a mudanças que outros, mas mantendo-os sempre informados é mais fácil motivá-los e lidar com qualquer conflito iminente.

Elogios e recompensas

Faça os seus colaboradores sentirem-se necessários e elogie sempre o seu bom desempenho. O elogio precisa de ser imediato e público. Faça-o sempre de forma sincera, pois os seus funcionários conseguem distinguir se se trata de falsidade, o que pode ser mais prejudicial que benéfico.

A confiança dos seus colaboradores aumenta quando sentem que o seu contributo para o sucesso da empresa é apreciado. Por isso torna-se fundamental utilizar o elogio para aumentar a sua motivação, assim como recompensar o seu trabalho.

Saiba quais são as suas motivações

Mantenha contato com os trabalhadores da empresa. A motivação individual de cada um é fundamental para determinar qual é o papel de determinado colaborador no futuro da organização. Alguns podem motivar-se através do salário, enquanto outros preferem maior flexibilidade de horários ou até mesmo novos desafios. Encontre a melhor forma de os motivar e recompensar, consoante as suas expectativas, para que a sua produtividade aumente.

Estabeleça objectivos e desafios

Deve traçar um plano de carreira para cada trabalhador. Forneça objectivos e desafios, evitando que o seu trabalho seja o mesmo e caia na estagnação. Tem de existir um caminho com princípio, meio e fim. É por isso importante que ofereça aos trabalhadores a possibilidade de subirem nas suas carreiras profissionais. Desta forma vão sentir-se mais motivados para tentar atingir novos objectivos, através do seu bom trabalho nas funções que desempenham. No entanto, seja realista. Nada é mais desmotivante que “lutar” por algo que nunca será alcançado.

O poder da formação

Forneça todas as ferramentas possíveis para que os seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho. A formação é a chave para conseguir que os trabalhadores se sintam motivados para produzir mais e melhor.

Tente ainda diversificar funções para motivar os colaboradores. Fazer o mesmo tipo de trabalho todos os dias pode ser muito desmotivamente. No entanto, tenha a certeza que são tarefas que podem ser feitas pelo trabalhador ou dê-lhe formação para as desempenhar correctamente. Lembre-se também de fornecer o tempo necessário para o trabalhador se adaptar à nova tarefa, uma vez que a transição pode não ser fácil quanto pensa.

Estas são apenas algumas formas para motivar os colaboradores. Encontre outras ideias e soluções para aumentar a motivação dos colaboradores da sua empresa, aplique-as e verá que após algum tempo os resultados valem a pena.


2 comentários

  1. Jorge Luiz

Deixe a sua resposta