5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

Um atendimento ao cliente de excelência é sem dúvida crucial para qualquer empresa que pretenda vingar no competitivo mundo dos negócios. Os clientes gostam de saber que são importantes para a empresa e por esta razão torna-se absolutamente fundamental implementar boas técnicas de atendimento ao cliente.

Para garantir um bom atendimento ao cliente é preciso acima de tudo melhorar o produto ou serviço que a empresa oferece e identificar o que o seu cliente precisa e o que é mais importante para ele. Neste artigo vamos dar-lhe 5 dicas para o conseguir fazer de forma eficaz.

Cumprimente os seus clientes

Começar qualquer tipo de interação com os seus clientes com boa educação e simpatia é fundamental para criar uma primeira impressão positiva. Lembre-se sempre que as más experiências são marcantes e se começar o atendimento de uma forma menos positiva é desse pormenor que o cliente se irá sempre lembrar. Palavras simples como “Bom dia” ou “Olá”, podem fazer toda a diferença no resultado final. No entanto, é preciso estabelecer contato com os seus clientes com sinceridade, de tal forma que os clientes se sintam mais confortáveis e disponíveis para futuros negócios com a empresa. Tenha em atenção que se o cumprimento parecer forçado pode resultar em prejuízo, em vez de benefício.

 

Sorria

Talvez a melhor “ferramenta” que pode usar para criar empatia com os seus clientes. Empenhe-se em manter sempre uma atitude positiva perante o cliente, mesmo se este não for o mais acessível, nem o mais paciente. Lembre-se que sorrir é uma das formas mais eficazes de criar uma boa impressão. Aliar qualidade de serviço, disponibilidade e simpatia é sem dúvida vantajoso para se destacar da concorrência.

Entenda os seus clientes e os seus interesses

Trate os seus clientes de maneira diferenciada e de acordo com os seus interesses distintos. Alguns clientes preferem que a transação decorra de forma célere para irem embora, enquanto outros, mais emocionais, valorizam uma boa conversa antes de tomar qualquer decisão. Perceber este pequeno pormenor é fundamental para dar um atendimento satisfatório a cada cliente.

É fundamental que a sua equipa de vendas se preocupe em perceber quais são os interesses reais dos seus clientes. Deixe os seus clientes fazerem perguntas e mostre-se genuinamente interessado em demonstrar como determinado produto ou serviço pode melhorar a sua qualidade de vida.

Nunca entre em conflito

Jamais entre em conflito com os seus clientes. Tente antecipar  possíveis conflitos e tenha sempre pronta a melhor abordagem para resolver situações mais conturbadas. Quando contratar a sua equipa, tenha o cuidado de empregar colaboradores que demonstrem grande apetência para gerir facilmente conflitos, que sejam pacientes e com facilidade em criar empatia.

Lide com as reclamações rapidamente

Vai ganhar imediatamente a lealdade dos clientes se resolver um problema antes que seja feita qualquer reclamação. Tente solucionar da forma mais breve possível qualquer desentendimento ou insatisfação do cliente, de forma a não perdê-lo. Depois do problema ter sido resolvido, contacte o cliente para confirmar o seu grau de satisfação. Em situações deste género, um simples telefonema pode melhorar significativamente a qualidade de atendimento ao cliente, acabando por obter melhores resultados quando tentar fazer futuros negócios.


2 comentários

Deixe a sua resposta