5 dicas para fidelizar clientes

Hoje em dia as empresas precisam de ser bem mais criativas e eficientes se querem fidelizar clientes. Um simples desconto aos clientes mais fiéis não basta. Com o excesso de oferta e as novas formas de promoção, não existe nenhuma empresa actualmente, que consiga sobreviver no competitivo setor empresarial, sem bons métodos de fidelização de clientes. Em especial nas pequenas empresas, em que a capacidade de criar boas relações com os clientes é absolutamente fundamental.

A sua empresa pode oferecer os melhores preços e os produtos do setor, mas se falha em fazer os clientes sentirem-se importantes e confiantes, então o seu negócio pode estar condenado ao fracasso. Quando falamos em fidelização de clientes, os mais pequenos gestos podem fazer toda a diferença. Neste artigo vamos mostrar algumas dicas para criar uma boa relação com clientes e para os fidelizar.

Inove e ofereça experiências únicas

Gerir um negócio de sucesso é muito mais que vender produtos ou serviços. Destaque-se da concorrência  oferecendo experiências diferentes. A ideia é ser diferente e lembrado por algo marcante também no atendimento e não somente na qualidade do seu produto ou serviço. Personalize as suas relações ao convidar os clientes para eventos públicos da empresa ou até mesmo exclusivos para os clientes mais importantes. Mantenha-os entusiasmados por usufruírem dos seus produtos e serviços.

Seja honesto e autêntico

Não faz sentido enganar os seus clientes, pois mais tarde ou mais cedo vão acabar por descobrir e sentir-se enganados. Se cometeu um erro, seja honesto e admita. Lidar eficientemente com as reclamações de clientes pode ser uma das melhores formas de fidelização, pois estes vão sentir que a empresa se preocupa com a sua satisfação. A maior parte dos clientes que se sentem lesados ficam mais satisfeitos quando a empresa assume a sua responsabilidade, do que propriamente com a devolução do dinheiro ou produto.

Peça feedback

Peça feedback aos seus clientes mais importantes. Não espere conhecer a verdadeira qualidade dos seus produtos ou serviços sem saber ouvir e valorizar as opiniões dos seus clientes. Faça pequenas avaliações, estimulando a participação com ofertas ou até doações a organizações de cariz social por cada participação efetiva.

Ofereça qualidade

Ofereça serviços e produtos de elevada qualidade. Tente sempre disponibilizar os melhores serviços e produtos, de forma a destacar-se da concorrência. Lembre-se que produtos de qualidade são a melhor forma de promover a sua empresa pelos próprios clientes. Uma empresa que seja reconhecida como fiável e com uma oferta constante de produtos de qualidade, consegue fidelizar facilmente os seus clientes e atrair novos.

Mantenha os clientes informados

Outra forma eficaz de fidelizar clientes é mantê-los bem informados sobre as alterações que vai levando a cabo, com base nas suas sugestões e feedback. Depois de ter resolvido um problema ou feito melhorias em determinado serviço, informe os clientes da mais recente alteração. Desta forma vai estreitar relações, ao mostrar que as sugestões são valorizadas. Os seus clientes vão sentir-se mais envolvidos com a empresa e saber que as suas opiniões contam para o sucesso e futuro do negócio.


1 comentário

Deixe a sua resposta