3 Erros Comuns Que se Cometem Ao Tentar Ganhar Dinheiro Com Google Adsense

O Google Adsense é sem dúvida o melhor programa de afiliados CPC para se ganhar dinheiro na Internet, porém conseguir rentabilizar um site pessoal com esta plataforma não é tão fácil como parece.
E, ainda para dificultar, existem diversos erros comuns que se cometem ao tentar ganhar dinheiro com o Google Adsense, erros que são cometidos vezes sem conta por inúmeras pessoas e que lhe fazem diminuir os ganhos mensais.

 

Para se obter uma boa taxa de cliques não basta apenas colocar os blocos de anúncio ao calhas no seu website, assim vai gerar alguns cliques, mas não estará a aproveitar todo o potencial do seu tráfego, o que lhe diminui drasticamente os ganhos.

 

Siga abaixo quais os erros cometidos pelos blogueiros ao tentarem ganhar dinheiro com o Google Adsense. Pode ser que você esteja a cometer os mesmo erros e assim poderá mudar a sua estratégia, com o objetivo de obter uma melhoria.

 

Muitos anúncios por página

O que se passa na cabeça de muitas pessoas é o seguinte: “Quantos mais anúncios colocar, maiores serão as probabilidades de obter clicks!”, por um lado têm razão mas por outro não!

Eu não recomendo utilizar mais de 3 blocos de anúncios de 300×250 e 1 anúncio de link de texto, e isso porque:
  • O Google Adsense trabalha como uma ferramenta de leilão, os melhores anúncios aparecem nos primeiros blocos do seu website, logo quantos mais forem os seus anúncios menor será o seu valor CPC (ganho por clique) e menos você ganhará.
  • Muitos anúncios podem fazer aumentar a sua taxa de rejeição e afastar o seu visitante do blog, o que diminuirá a sua taxa CPC drasticamente.

Dica: utilize anúncios de texto e de imagem simultaneamente, isso aumentará a quantidade/qualidade dos anúncios a serem visualizados e consequentemente aumentará os seus ganhos.

 

Solução: Coloque no máximo 3 anúncios com tamanho 300×250 e 1 anúncio de link de texto por página. E não se esqueça de ativar todos os formatos disponíveis no Google Adsense: Imagem e Texto.

 

Posicionamento dos anúncios

Tal como referi anteriormente os anúncios do Adsense não podem estar dispostos no seu website ao acaso, eles têm de ter uma certa ordem e essa ordem terá de ser mesmo você a descobrir, pois ela depende do tipo de site e do publico alvo do seu site.

Para vos ajudar um pouco na disposição dos anúncios do Google Adsense vou aqui colocar uma iamgem do Ferramentas Blog onde poderás visualizar quais os melhores locais para colocar os anúncios do Adsense:

 

 

O que eu recomendo é a utilização de:

  • 1 ou 2 anúncios abaixo do título dos artigos (300×250 ou 200×250)
  • 1 anúncios na sidebar (300×250)
  • 1 anúncio no final dos artigos (hiperligação)
Para gerar bons ganhos, basta apenas colocar no máximo 3 anúncios por página, não ao calhas, mas sim com uma boa disposição. O ideal é que estejam sempre à vista do visitante, mesmo que ele corra a página para baixo.

Utilização dos tamanhos corretos no local correto

O tamanho dos anúncios influencia muito a taxa de cliques. Quanto maior for o seu anúncio, maior será a probabilidade de você obter um clique!

Existem diversos tamanhos de anúncios no Adsense, e isto porque cada um deveria ocupar uma certa posição para que os ganhos sejam elevados. Oque acontece muitas vezes é que existe uma utilização dos anúncios certos no local errado. Veja abaixo onde colocar cada tipo de anúncios:

 

300×250 ou 336×280 –Este tipo de publicidade deve ser utilizada próxima do texto ou na barra lateral do blog acima da dobra.
768×90 – Estes anúncios devem ser utilizadas entre o menu e o conteúdo do blog.

 

468×60 – Pode obter óptimos resultados se o utilizar no meio do corpo dos artigos

 

Os tamanhos acima são os mais utilizados, utilize se possível um bloco de cada um citado acima nos locais indicados!

 

Conclusão

Para ganhar dinheiro na Internet, nomeadamente com o Google Adsense, não basta apenas disponibilizar alguns anúncio no seu website, assim pode conseguir ganhar algum dinheiro mas não estará a “espremer” ao máximo os seus visitantes e não estará a aproveitar todo o seu potencial.

 

Depois de ganhar algum dinheiro o objetivo e aumentar esses ganhos e para isso recomendo que você faça testes de 1 em 1 semana e verifique qual a disposição/tamanhos/cores que resultam melhor, assim saberá ao certo como rentabilizar o seu blog.

 

Abraço!

Deixe a sua resposta