10 Aplicativos de software de gestão empresarial, gratuitos

Como se certificar de que todo o seu trabalho é feito dentro do prazo?

Um freelancer tem muitas tarefas diferentes. Para além de realizar a sua especialidade de freelancing para o cliente, também gere as vendas, é gerente, dá apoio pós venda, e certifica-se que a contabilidade está em dia.

Para muitos freelancers as tarefas de panejamento do projecto podem parecer muito difíceis (especialmente se nunca fizeram qualquer panejamento do projecto). Alguns Freelancers podem achar que precisam de fornecer ao cliente o mesmo tipo de planos de projectos que seria exigido deles no mundo corporativo.

De qualquer maneira, o panejamento do projecto pode implicar muito trabalho extra para um freelancer. A tarefa de panejamento do projecto é difícil de executar sem boas ferramentas de trabalho.

Aplicativos de software de Gerenciamento do Projecto Gratuitos

Felizmente, existe uma enorme variedade de ferramentas de gerenciamento de projectos disponíveis para ajudar os freelancers e pequenos empresários, com as suas necessidades de panejamento do projecto. Algumas das melhores ferramentas requerem um investimento financeiro substancial por parte do freelancer. No entanto, existem outras ferramentas que podem não ser tão completas mas que irão funcionar bem para um freelancer que está a começar, ou para um empresário de uma empresa muito pequena.

Abaixo está uma lista de dez aplicativos de software de gerenciamento de projecto que são gratuitos (ou que estão disponíveis a um custo muito baixo) com uma breve descrição de cada um:

A aplicação jxProject gratuita que inclui muitas das características esperadas de um pacote de gerenciamento de projectos, tais como: dependências de tarefas, agendamento de recursos, formatação timeline, e nivelamento de recursos. (A ferramenta é gratuita, porque inclui anúncios. Também existe uma versão sem a dita propaganda que tem uma taxa.)

dotProject Uma ferramenta, gratuita, projectada para ajudar a estruturar e a programar o seu trabalho. Para responder às perguntas do usuário, existe um fórum (tripulado por voluntários) ao qual pode aceder a partir do site principal. Os anúncios são feitos através do blog, ao qual se pode aceder a partir do seu site.

GanttProject software gratuito que permite que crie gráficos de Gantt, atribua recursos, crie gráficos PERT, e planeie colaboração. A ferramenta tem um fórum e blog de usuários muito útil.

Workbench, este software gratuito é um concorrente directo do projecto Microsoft. Na verdade, o site do software inclui uma comparação detalhada entre os dois pacotes. O software Workbench gratuito é patrocinado pela CA, o fabricante da família de produtos Clarity (que não são gratuitos).

SugarCRM – A edição (para a comunidade) deste software é distribuída sob a GNU General Public License v3 (GPL). Este produto inclui um fórum de usuários e há ainda uma conferência. (Existem dois produtos adicionais a partir desta empresa que não são gratuitos.)

ProjectPier – Este software gratuito permite gerenciar mensagens, tarefas e metas. Você também pode enviar e gerenciar arquivos. O site inclui um fórum e blog e uma listagem de actualizações, planejadas.

OpenProj – Um software gratuito distribuído sob a licença CPAL. É comparável ao Microsoft Project na medida em que permite produzir uma grande variedade de gráficos, tais como Gantt e PERT. Este software é propriedade da Serena Software Incorporated, que também vende Projectos personalizados.

Projecto HQ – Este software gratuito compara-se com o Basecamp. As características incluem a capacidade de controlar os projectos, metas e criar listas de tarefas. O site inclui um fórum de usuários. Na página de download observa-se que ainda não existem versões estáveis ​​deste software, o que significa que todas as versões estão em desenvolvimento.

Clocking IT – Este software gratuito de gestão de projecto, foi concebido por um consultor, para consultores. Ajuda a controlar quanto tempo é gasto em cada projecto, embora também possa produzir gráficos de Gantt e outros relatórios. O site inclui um fórum de usuários e um wiki.

TaskJuggler – Este software gratuito é lançado sob a versão 2 da licença GNU GPL. Com esta ferramenta você pode gerenciar tarefas, recursos e os custos que estão relacionados com os seus projectos. Também suporta a análise de risco e horários de trabalho flexíveis. A ajuda está disponível através do Google Groups


Deixe a sua resposta