Vantagens de criar um departamento de comunicação na sua empresa

Hoje em dia torna-se imprescindível para o sucesso e desenvolvimento de uma empresa, quer seja grande ou pequena, utilizar os mais diversos meios de comunicação social ao seu dispor para divulgar a sua marca e serviços, ganhando desta forma mais credibilidade e notoriedade no competitivo mundo empresarial.

Nos últimos tempos, também as PME começaram a aperceber-se da importância que a divulgação dos seus serviços pode ter para adquirir novos clientes e explorar novos mercados. A necessidade de ser criado um departamento de comunicação para a empresa tornou-se por isso fundamental. Estar presente na mente dos consumidores e da sociedade em geral, passou a ser quase obrigatório, porque sem notoriedade, a empresa arrisca-se simplesmente a desaparecer.

Vantagens de criar um departamento de comunicação

Qualquer empresa sai fortemente beneficiada com a criação de um departamento de comunicação, organizado e vocacionado para se relacionar com os diversos orgãos de comunicação social. Em empresas de maiores dimensões, este departamento de comunicação pode ser constituído por diversas pessoas, mas no caso das PME, este departamento é normalmente dirigido por um único colaborador que acumula esta com outra função.

Em ambos o casos, o fundamental é que este departamento de comunicação assegure que a imagem transmitida crie uma boa opinião em relação à empresa,  junto de clientes e público em geral. É da competência deste departamento controlar e criar toda a informação da empresa que terá como destino a imprensa e a sua apresentação ao público, seja de produto, serviço, promoção ou até eventos.

Os colaboradores que ficarem responsáveis pelo departamento de comunicação devem saber distinguir e filtrar qual é a informação importante e qual é meramente acessória, assim como responder e lidar com as diversas questões colocadas pela própria comunicação social, quer seja através de comunicados no site da empresa ou press-realeases.

A criação de um departamento de comunicação é também uma forma eficaz de uniformizar a informação divulgada pela empresa, que de outra forma poderia dar origem a afirmações contraditórias proferidas sobre um mesmo assunto por dois responsáveis da empresa.

Recorra a uma agência de comunicação

Se esta é uma área nova para a sua empresa, talvez seja aconselhado procurar o apoio de uma agência de comunicação e relações públicas, especializada neste tipo de estratégias. Uma agência de comunicação pode inclusive, em conjunto com a empresa, delinear estratégias de comunicação mais eficientes para determinadas situações.

Recorrer a este tipo de serviços foi uma prática iniciada pelas multinacionais, que precisavam de profissionais na área já com experiência em relações com a imprensa, de forma a passar boa informação para o exterior. Mas, com o passar do tempo, também as PME se aperceberam o quanto é fundamental saber reagir da melhor forma às inúmeras solicitações de informação por parte dos meios sociais.

Escolher a agência de comunicação mais apropriada para apoiar um departamento de comunicação de uma empresa pode tornar-se numa tarefa complicada, dado o enorme número de empresas deste tipo a operar no mercado. A listagem da APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas pode revelar-se útil para tomar a melhor decisão. Recolher informação junto de outras empresas que já tenham tido experiência no trabalho com este tipo de serviços também pode ser uma alternativa bastante viável.


Deixe a sua resposta