Tipos de Agências de Publicidade

Uma agência de publicidade é uma empresa de serviços dedicada à criação, planeamento e gestão de publicidade (e às vezes outras formas de promoção) para os seus clientes. Uma agência de publicidade é independente do cliente e fornece um ponto de vista ‘de fora’ ao esforço da venda de produtos ou serviços (do cliente). A agência pode também lidar com a comercialização global e as estratégias de ‘marca’ e promoções de vendas para seus clientes.

Os clientes típicos destas agências, incluem empresas e corporações, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais. As agências podem ser contratadas para conduzir uma campanha publicitária.

Tipos de agências de publicidade

As agências de publicidade ‘aparecem’ em todos os tamanhos e incluem tudo, desde uma loja de uma ou de duas pessoas (que contam maioritariamente com talento ‘freelance’ para executar a maioria das funções), pequenas e médias agências, agências independentes de grande porte como a SMART e TAXI, e multi-nacionais, agências multi- conglomeradas como, Omnicom Group, WPP Group, Publicis, Interpublic Group of Companies e Havas.

Agências de Publicidade de Serviço Limitado

Algumas agências de publicidade limitam a quantidade e o tipo de serviço que prestam. Tais agências geralmente oferecem apenas um ou dois dos serviços básicos. Por exemplo, apesar de algumas agências que se especializam em “criativas” também oferecerem serviço de planeamento estratégico de publicidade, o seu interesse básico é a criação de publicidade. Da mesma forma, algumas de “serviços de compra de média” oferecem serviço de panejamento de média, mas concentram-se na compra de média, posicionamento e facturação.

Quando o anunciante opta por utilizar as agências de publicidade de serviço limitado, tem que assumir algumas das actividades de planeamento e coordenação de publicidade que seriam rotineiramente manipuladas pelas agências de publicidade de serviço completo. Assim, o anunciante que utiliza as agências de serviço limitado normalmente assume uma maior responsabilidade pela função de planeamento estratégico, confere uma maior orientação estratégica aos especialistas do criativo ou agências de média, e exerce maior controlo sobre o produto destas agências especializadas, garantindo que as suas actividades sejam distintas, ordenadas e coordenadas.

Agências de Publicidade ‘Especialistas’

Em adição a agências de serviço completo e, de ‘linhas generalizadas’, há também agências especializadas em determinados tipos de publicidade: recrutamento, precisa-se de ajuda, médicos, classificados, industrial, financeiro, resposta directa, retalho, páginas amarelas, teatral / entretenimento, investimentos, viagens, e assim por diante.

A especialização aparece nestes domínios por uma variedade de razões. Muitas vezes, por causa da contratação de publicidade através de meios de comunicação especializados que exigem conhecimentos e competências normalmente não encontradas numa agência de linha geral. Noutros casos, como a publicidade médica ou industrial, o assunto é técnico e exige que os escritores e artistas tenham formação para escrever mensagens publicitárias significativas sobre o assunto.

In-House – Agências de Publicidade

Alguns anunciantes escolhem a criação de publicidade em casa, pois acreditam que podem prestar serviços de publicidade a si mesmos a um custo menor do que seria cobrado por uma agência externa.

Agências interactivas

Agências interactivas podem diferenciar-se por oferecer um mix de web design/ development, search engine marketing, internet advertising / marketing ou e-business / e-commerce consulting etc. As agências interactivas ganharam proeminência antes das agências de publicidade tradicionais terem totalmente abraçado a Internet.

Oferecendo uma vasta gama de serviços, algumas das agências interactivas cresceram muito rapidamente, embora algumas tenham diminuído rapidamente, devido às mudanças nas condições do mercado. Hoje, as agências interactivas de maior sucesso são definidas como empresas que prestam serviços de publicidade e marketing, especializadas para o espaço digital.

O espaço digital é definido como qualquer canal de multimédia ou electrónico onde a mensagem de um anunciante possa ser vista ou ouvida. O “espaço digital” refere-se à Internet, quiosques, CD-ROMs, DVDs e aparelhos como (iPod, PSP e celulares). As agências interactivas funcionam de forma semelhante às agências de publicidade, apesar de se concentrarem unicamente em serviços de publicidade interactiva. Estas fornecem serviços como estratégia, criação (criativa), design, vídeo, desenvolvimento, programação (Flash e outros), implantação e gestão e realização de relatórios.

O impulso recente nas agências interactivas também pode ser atribuído à popularidade crescente das redes sociais e sites na internet. A criação de sites, como MySpace, Facebook e YouTube despertou o interesse do mercado e algumas agências interactivas começaram a proporcionar o desenvolvimento de sites pessoais e corporativos da comunidade como um dos seus serviços. Os sinais apontam para networking online como o futuro de marketing de marcas e o interactivo sendo o núcleo de comunicação da marca e a estratégia de marketing.

Agências de motor de busca

Ultimamente as empresas, pay per click (PPC) e (SEO) search engine optimization, têm sido classificadas por alguns como “agências”, porque criam meios de comunicação e implementam compras de média baseadas num texto ou imagem base. Esta indústria relativamente jovem, tem sido lenta a adoptar o termo “agência”, no entanto, com a criação de anúncios (de texto ou imagem) e compras através da média, tecnicamente qualificam-se como “agências de publicidade.

Agências de média social

Agências de meios de comunicação social que especializam na promoção de marcas em diferentes plataformas da média social, como blogs, sites de redes sociais, fóruns, Q&A sites (perguntas e respostas), fóruns de discussões, microblogs etc. Os dois principais serviços das agências de média social são:

  • Média Marketing Social
  • Gestão da reputação online

Agências de comunicação de Saúde

As agências de comunicação de saúde especializam em comunicação estratégica e serviços de marketing para a Healthcare e indústrias Life Science. Estas agências distinguem-se através de uma compreensão da rotulagem rigorosa e orientações de marketing comandas pela E.U Food. and Drug Administration (FDA) assim como as orientações do grupo industrial, principalmente  a AdvaMed e PHARMA.


3 comentários

Deixe a sua resposta