Técnicas para fazer entrevistas de emprego

Técnicas para fazer entrevistas de emprego

Cada entrevistador utiliza diferentes técnicas para fazer entrevistas. Uma entrevista de emprego bem sucedida é aquela em que ambas as partes envolvidas conseguem apreender da melhor forma o máximo de informação possível. Na entrevista o recrutador deverá ficar com uma ideia clara acerca do perfil do candidato, da sua capacidade para desempenhar as funções, assim como das suas próprias competências a nível pessoal e social, devendo por isso o entrevistador de adoptar uma postura natural mas estudada, a fim de obter as informações necessárias. Os diferentes tipos de técnicas para fazer entrevistas de emprego irão condicionar fortemente o resultado obtido.

De igual para igual

O entrevistador não deve evidenciar que está num patamar acima do candidato. Afinal de contas, ambos os intervenientes na entrevista de emprego querem obter bons resultados. Assuma sempre uma atitude igualitária anulando a possível relação dominador/dominado ou de interrogador/interrogado, para atingir melhores resultados. Deixe o candidato à vontade e calmo, utilizando um discurso amigável mas incisivo. Com esta técnica o candidato pode ficar mais disponível para partilhar informações sobre a sua personalidade e interesses.

Saber escutar

O entrevistador deverá saber escutar para lançar questões que permitam aprofundar a conversa e esclarecer dúvidas. Tenha cuidado para não revelar a sua impressão imediata acerca do candidato através dos seus gestos, expressões ou ações. Nunca deixe transparecer reacções negativas ao candidato durante toda a entrevista de emprego, ou poderá bloquear a sua capacidade de resposta. Demonstre que está a ouvi-lo com leves acenos de cabeça, para incentivar mais respostas e construir confiança. Com esta técnica vai conseguir que o candidato se liberte ao longo da entrevista de emprego e que forneça mais informações valiosas para o recrutamento.

Ser directo

É uma das técnicas mais comuns para obter informações de forma rápida e eficiente. Como entrevistador deverá ter a entrevista bem planeada e com uma duração prevista para cada questão. Quando o recrutador pergunta a todos os candidatos a mesma pergunta, consegue facilmente comparar resultados e traçar o perfil do candidato mais adequado a exercer a função. Através desta técnica o candidato limita-se a responder às perguntas colocadas pelo entrevistador, mas se preferir poderá fazer perguntas de resposta mais aberta, que lhe vão fornecer ainda mais mais informações sobre o candidato.

Fazer as perguntas certas

Ocasionalmente um candidato pode tornar-se um desafio durante a entrevista de emprego,quer seja pelo seu silêncio, por falar de mais ou por tentar esquivar-se a determinado tema. Seja incisivo e faça as perguntas certas, uma de cada vez, procurando não reformular as perguntas se o o interlocutor ficar tenso ou calado e não colocar perguntas que influenciem a resposta. No entanto, tente sempre esclarecer algo que não tenha ficado claro, ou poderá ficar com dúvidas na fase final de selecção. Assuma o controlo e não deixe, por exemplo, que um candidato demasiado comunicativo monopolize o tempo da entrevista. Também não tenha receio dos silêncios. Se colocou uma questão para a qual não obteve qualquer resposta, reformule ou repita. Dê tempo ao candidato para elaborar o seu discurso e poderá obter melhor resultados na entrevista de emprego.

Casos práticos

Esta técnica para fazer entrevistas é cada vez mais popular em vagas que exigem maior criatividade por parte dos candidatos. Não basta ter apenas conhecimentos e um bom discurso. O fundamental é que o candidato consiga colocar em pratica tudo aquilo que diz saber fazer. Os candidatos durante uma determinada fase da  entrevista de emprego recebem um problema particular para trabalhar, sendo que o seu sucesso e tempo necessário para resolver esse problema, determinam a sua eficácia e selecção. Com esta técnica para entrevistas de emprego os entrevistadores conseguem testar as habilidades, conhecimento e aptidão dos candidatos em questão com relativa facilidade e com um elevado grau de sucesso.



Inserido nas categorias Recursos Humanos

Etiquetas: , , , ,

One Response to “Técnicas para fazer entrevistas de emprego”

  1. Muito importante essas informações. Obrigado pela postagem

Deixe o seu Comentário