Software de gestão financeira

Como escolher um Software Financeiro

Quais os Recursos Financeiros Pessoais de que Precisa?

Listamos as características e benefícios do software de gestão financeira, que deve procurar ao escolher o melhor software de gestão financeira.

Obtenha saldos e actualizações das suas transacções

À medida que as compras e os pagamentos são inseridos ou transferidos para as contas, o software de gestão financeira faz os cálculos para reflectir os saldos exactos das contas, num piscar de olhos. O software financeiro que escolher deverá actualizar as suas transacções diariamente, mas várias actualizações diárias é melhor.
Se não se sentir confortável a fazer download das transacções, escolha um software que lhe permita importar as transacções financeiras depois de as ter baixado para o seu computador.

Evite pagamentos atrasados

Evite as despesas bancárias, através de lembretes que lhe lembram de pagar as contas, fazer depósitos ou transferências de fundos dentro dos prazos. A maioria dos softwares financeiros permitem agendar lembretes de contas, cheques, depósitos e transferências de fundos, com lembretes que chegam ao seu telefone celular, correio electrónico ou mesmo ao software financeiro.

Reconciliação de contas, rápido e fácil

Conciliar as suas contas financeiras é mais fácil e sem erros ao utilizar um software de gestão financeira com uma característica de reconciliação. Este recurso é normalmente encontrado em software para desktop, mas não tão frequente como em software financeiro online. O software de conciliação financeira com a característica de conciliação de contas, faz a matemática envolvida.

Utilize um orçamento para ver onde o seu dinheiro é gasto

A maioria dos softwares de gestão financeira irá orientá-lo através da criação de um orçamento pessoal de uma maneira muito fácil. Depois de ter o orçamento configurado, pode atribuir categorias de orçamento com as receitas e gastos nas suas contas. O software deve possuir uma função de memorização de transacções para que só precise atribuir categorias à maioria das transacções uma única vez.

Pagar as contas on-line

Alguns softwares de gestão financeira permitem pagar contas on-line.

Acompanhe e analise investimentos

Alguns softwares de gestão financeira permitem inserir operações de investimento e manter os valores actualizados, automaticamente, via Internet.

Se procura um software que ajude a fazer a negociação de acções e a tomar decisões de investimento numa base diária ou semanal, considere um software de análise de acções.

Determine o seu Património Líquido

Nem todos os softwares de gestão financeira apura o património líquido, mas um software com todas as características, pode apurar os activos e passivos para dar um retrato exacto do seu património líquido em qualquer momento.

O que o Software de gestão Financeira não pode fazer

Isto pode ser óbvio, mas a chave para o uso do software de gestão financeira para gerir e poupar dinheiro é o uso regular do software.
A quantidade de tempo necessário depende da precisão com que configura os orçamentos e outras ferramentas de controlo financeiro. Quanto mais informação introduzir no software de gestão financeiro mais eficaz se torna a ferramenta.


Deixe a sua resposta