Software controle de stock

O software de controle de stock é regido por princípios semelhantes aos sistemas de controle de stock manuais, embora sejam mais flexíveis e a informação é mais fácil de recuperar. Pode rapidamente obter uma valorização do stock ou saber se um determinado item de stock, vende bem.
Um sistema informatizado é uma boa opção para empresas que lidam com diversos tipos de stock. Outras características úteis incluem:

  • Banco de dados de preços e integração com sistemas de contabilidade e facturação. Todos os sistemas funcionam com o mesmo conjunto de dados, por isso só tem que inserir os dados uma vez. O processamento de encomendas e de ordens de compra podem ser integrados no sistema de modo a que os saldos do stock e as estatísticas sejam automaticamente actualizados, conforme as encomendas forem processadas.
  • Monitorização automática do stock, accionando encomendas quando o nível de tornar a encomendar (stock mínimo) for atingido.
  • Controle automático dos lotes se, produzir itens em lotes.
  • Identificar os fornecedores mais baratos e mais rápidos.
  • Sistemas de barras de codificação que aceleram o processamento e a gravação. O software irá imprimir ler códigos de barras a partir do seu computador.
  • Identificação Radio Frequency (RFID), que permite que os produtos ou componentes individuais sejam monitorizados em toda a cadeia de abastecimento.

O software será tão bom quanto os dados que você lá colocar. Deve executar um inventário completo antes de começar, para garantir números precisos. É uma boa ideia executar o sistema anterior, juntamente com o novo durante algum tempo, isto garante-lhe uma cópia de segurança e permite que você verifique o novo sistema e resolva qualquer problema.

Escolha do software de controle de stock

Existem muitos sistemas de software de controle de stock disponíveis. Converse com outras pessoas, na sua linha de negócio sobre o software que eles usam, ou aconselhe-se com a sua associação comercial.
Faça uma lista das suas exigências. Por exemplo, as suas necessidades podem incluir:

  • Preços múltiplos para os itens
  • Os preços em moedas diferentes
  • Actualização automática, seleccionar grupos de itens a serem actualizados, actualização de um único item
  • Utilizar mais do que um armazém
  • Capacidade de adaptação às suas necessidades em mudança
  • Controle e acompanhamento da qualidade do lote
  • Integração com outros pacotes de software
  • Usuários múltiplos, ao mesmo tempo

Evite escolher software que seja muito complicado para as suas necessidades, pois será um desperdício de tempo e de dinheiro.

Investir num software de controle ou gestão de stock

Na realidade, o software de controle de stock é um grande investimento, embora possa estar a perguntar se realmente vale a pena. As pequenas e médias empresas, especificamente, precisam de entender que o dinheiro que vão gastar com a aquisição do software de controle de stock será compensado pelos benefícios que ele traz. O controle do stock de uma empresa é fundamental no cumprimento das metas da mesma. A sua empresa pode adquirir um software de controle de stock numa configuração específica. Pode escolher a partir de softwares específicos para a indústria, ou optar por um software personalizado para atender às suas operações comerciais específicas.

Comece cedo a investir num software de controle de stocks

Quando o seu negócio é pequeno e processa um inventário pequeno, normalmente você consegue gerenciar os requisitos da contabilidade. No entanto, à medida que o seu negócio evoluir, haverá uma necessidade de melhoria da organização e abordagens mais abrangentes de manutenção de registos. O software de controle de stock pode ser muito funcional para o seu negócio, permitindo estabelecer especificações e critérios para o seu negócio, com pouco esforço.

A gestão eficiente do stock é fundamental para o sucesso da empresa, tanto para fins de registo, assim como para a revisão ou auditoria do IRS / IRC, e outras entidades externas. Quando o inventário não é registado e continuamente rastreado, não consegue precisar ou reconhecer onde os seus recursos estão a ser gerados ou perdidos. Também não consegue identificar as medidas correctas a tomar para melhorar os processos dentro da sua empresa para a tornar mais próspera. O software de controle de stock pode ajudá-lo a rastrear os investimentos da sua empresa e descobrir onde precisa de investir para melhorar.

Riscos do seu stock

Lamentavelmente, sem o software de controle de stock, o maior risco para o seu stock, surge dentro da empresa. Muitos dos ladrões vêm visitar as suas lojas como oportunistas. Gerenciar o seu inventário contra o roubo interno é fundamental.
A natureza também é um risco, conhecido, que pode prejudicar o seu stock. Tenha em consideração os controles que colocou para casos de incêndios, inundações, tempestades, tornados ou furacões. O decaimento natural pode ser uma situação difícil, dependendo do stock que você tiver. As mudanças de temperatura é, outro risco a considerar.


1 comentário

  1. Manuel Vieira Reepson

Deixe a sua resposta