Será Que A Maioria Dos Web Designers Sabe SEO?

O mundo do web design é complexo e repleto de desinformação.
O maior deles é a crença de que a maioria dos web designers têm uma sólida compreensão de Search Engine Optimization (SEO).

Na verdade, o verdadeiro é exatamente o oposto. Maioria dos web designers sabem muito pouco sobre SEO e isso inclui aqueles com diploma universitário em Web Design.

Um amigo meu recebeu um Bacharel em Design Web de uma universidade de boa reputação. Quando eu perguntei o que lhe foi ensinado sobre SEO, ele respondeu … “Não muito.”

Eles lhe deram a sua definição e passou um pouco de tempo aprendendo os conceitos básicos. No entanto, eles não foram realmente treinados na arte e ciência a que chamamos de SEO.

Eles foram informados de que o trabalho deve ser realizado por uma pessoa ou empresa especializada em Search Engine Optimization.

Eu concordo que os web designers são mais virados para a arte por natureza e não são os mais adequados para as coisas que são altamente técnicas.

Isso não quer dizer que não existam alguns que são bons em ambas as areas, só que é provavelmente a excepção e não a regra.

O problema real é que a maioria dos clientes sabem pouco sobre o processo de design web e acreditam erroneamente que o seu web designer tem o seu site otimizado para os motores de busca.

Como muitos web designers se esquecem de discutir o tema com os seus clientes, o site é colocado online sem ser otimizado.

Para melhorar as suas chances de conseguir um bonito site que está bem otimizado para os motores de busca, é importante que você entenda estes três fatores:

Web Design

Nesta fase, seu web designer irá trabalhar com você para criar um Web site com um aspecto de acordo com as especificações do seu projeto. Por natureza esta parte é essencialmente gráfica, mas cria as fundações de todo o projeto.

Codificação do Site

Após a criação dos gráficos do site ter terminado, o projeto será codificado de tal forma que possa ser compreendido e exibida pelos navegadores como o Firefox, Internet Explorer, chrome, etc.

Alguns designers web vão usar um programa como o Dreamweaver da Adobe para escrever o código do projeto, enquanto outros vão contratar um programador para fazer o processo manualmente.

Como regra geral, os projetos que são ” codificados manualmente” por um especialista de código são mais propensos a seguir as normas estabelecidas pela Worldwide Web Consortium (W3C).

Também é mais provável de serem “mais leves” na sua concepção, o que é benéfico para o SEO.

Search Engine Optimization

Depois que o site foi projetado e codificado, o trabalho para começar a otimizar o site para os motores de busca pode começar. A melhor forma de o fazer é por um especialista em SEO.

O trabalho do especialista de SEO é trabalhar em estreita colaboração com o cliente, num esforço para entender o seu negócio e qual resultado (s) eles estão pretendendo produzir.

Com essas informações, o processo de seleção de palavras-chave começará e também a definição sobre como otimizar cada página do site.

Além do trabalho realizado para o site em si, o especialista em SEO irá executar uma variedade de tarefas”off page”. Estas tarefas podem incluir link building, bookmarking social, a criação de citações, assim como muitos outras técnicas de SEO.

Como você pode ver, fazer um projecto de web design com sucesso é um tema bastante complexo e freqüentemente requer o trabalho de vários especialistas. Armado com esta informação, você saberá que perguntas fazer para garantir que o seu projeto seja concluído e para que fique satisfeito.

Afinal, um site bonito que recebe poucos visitantes não vai ajudar você a ter novos negócios.


Deixe a sua resposta