Saiba a Importância do Software de Gestão de obras

A importância do software de gestão de obras está na melhoria da organização e controle de projectos de construção. Esta ferramenta pode ajudar a planejar e a gerir agendas, orçamentos, documentos e correspondência. Os benefícios do uso deste software variam entre potenciais economias de custos a processos de gestão mais eficientes.

Gestão estandardizada de obras

O software de gestão de obras ajuda a criar um processo standard para a execução de um projecto. Oferece uma fonte de informação singular e ajuda a agilizar o processo de gestão (pode ser utilizado por toda a equipe que está envolvida no projecto). O contratante pode facilmente contratar novos membros para a equipe e, reduz o tempo gasto em formação. A gestão standard também permite que a equipa de gestão se mova mais facilmente de projecto para projecto, sem a necessidade de desenvolver novos procedimentos organizacionais para cada obra.

Comunicação melhorada

Quando um projecto de construção beneficia de um software de gestão de obras, existe uma única base de dados que mantém todos os documentos e dados do projecto. Todos os membros da equipe do projecto têm acesso às mesmas informações ao mesmo tempo. Isto ajuda a evitar erros relacionados com a comunicação. Os membros da equipe podem ver, datas, custos e desenhos, permitindo uma melhor comunicação.

Poupança de tempo

A utilização do software de gestão de obras, permite que o empreiteiro possa criar modelos standards de documentos comuns, incluindo capas de fax, transmissões, facturas e pedidos de informação. No início do projecto, o contratante pode adicionar informações de contacto para a equipe do projecto. À medida que a obra avança, o gerente do projecto pode simplesmente imprimir os documentos, conforme necessário, adicionando informações de contacto apropriadas assim como detalhes do projecto, conforme necessário. Isto pode proporcionar uma grande economia de tempo e maior eficiência assim permitindo que mais tempo seja dedicado a tarefas de gestão mais importantes.

Controle de Custos da obra

O software de gestão de obras, médio, permite que o empreiteiro dê entrada do orçamento do projecto e que actualize os dados de custo durante todo o trabalho. Cada factura, pedido de alteração, ou contrato é então, reflectida no orçamento, fornecendo uma visão geral, precisa, dos custos do projecto a qualquer momento. Isto permite que a equipe do projecto veja as potenciais derrapagens dos custos e também permite ajustes de orçamento conforme forem necessários. No final da obra, os estimadores podem analisar o orçamento versus o custo final da obra e utilizar essa informação para preparar estimativas mais precisas no futuro.

Controle de Documentos

Um processo de construção, típico, pode incluir centenas de desenhos e milhares de páginas de especificações. O Software de gestão de obras permite que o gerente do projecto possa catalogar os documentos e enviá-los para uma localização central, dentro do programa. Isto significa que todos os membros da equipe do projecto terão acesso à mesma informação e garante a certeza que receberam a última versão de cada documento.


Deixe a sua resposta